Novo design, mais equipamento e PHEV. Peugeot desvenda nova geração 308

A Peugeot acaba de apresentar a nova geração 308, renovada na estética, com mais espaço e tecnologia, além de motorizações híbridas plug-in.

A Peugeot acaba de apresentar aquele que é um dos seus modelos mais importantes no Velho Continente, o 308, cuja nova geração se apresenta renovada na estética, com mais espaço e melhores atributos tecnológicos, além de novas motorizações híbridas plug-in. Para comercialização, na Europa, a partir do segundo semestre de 2021.

Proposta de sucesso no segmento das berlinas compactas, com mais de sete milhões de unidades comercializadas, a nova geração Peugeot 308 apresenta-se como um novo degrau na escada da evolução. A começar, desde logo, pelo visual exterior, no qual o novo emblema da marca ganha particular destaque.

No entanto e ainda antes disso, anunciando um crescimento entre eixos de 55 milímetros (2,675 m), a prometer mais espaço para os passageiros traseiros, e a que se junta um crescimento (+11 cm) no comprimento total (4,36 m) e uma redução na altura de 20 milímetros (1,44 m), o novo Peugeot 308 apela, também, à eficiência aerodinâmica. Não apenas fruto de um pára-brisas numa posição mais recuada e inclinada, a contribuir para um coeficiente de aerodinâmica (Cx) de apenas 0,28, como também de uma otimização estrutural e instalação da carroçaria mais próxima da estrutura. Este último, um aspecto particularmente notado nos pára-lamas, pronunciados e esculpidos, a acomodarem rodas cujo tamanho pode variar entre as 16 e as 18", sem que tal signifique um aumento das vias.

Marcado por uma frente redesenhada e da qual se destaca a nova grelha frontal, de maiores dimensões, lateralizada por ópticas LED - que passam a Full LED nas versões GT/GT Pack - e a contribuírem para aquela que é a atual assinatura luminosa dos modelos da marca do leão, referência obrigatória para o novo emblema, maior e em posição central. A partir de agora, replicado nas laterais, junto às rodas, de uma carroçaria cujas laterais encerram, igualmente, novas linhas, assim como numa traseira, onde, além de um longo spoiler a dar continuidade a um tejadilho "a descer", surgem, ainda, novos farolins, escurecidos e interligados por uma barra negra, numa solução em tudo idêntica, por exemplo, à da exibida no mais pequeno 208.

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Abrindo o portão traseiro, uma bagageira com 412 litros, dos quais 28 litros estão por baixo do piso amovível. Existindo, ainda, a possibilidade de rebatimento das costas dos bancos traseiros, como forma de passar a dispor de um total de 1.323 litros para carga

Techno Spirit, uma nova abordagem ao habitáculo

Disponível com sete cores exteriores - Verde Olivine, Azul Vertigo, Vermelho Elixir, Branco Nacré, Branco Banquise, Cinzento Artense e Preto Perla Nera -, o novo Peugeot 308 exibe, igualmente, profundas alterações no habitáculo, concebido, nesta nova geração, segundo uma nova abordagem, denominada Techno Spirit. Da qual faz parte, desde logo, um novo i-Cockpit, com novo sistema de infotainment Peugeot i-Connect e ecrã central de 10", de alta definição e personalizável. Sem esquecer o novo comando de voz "OK Peugeot", além de um novo volante com sensores capazes de detectar as mãos do condutor, na utilização dos comandos para rádio, média, telefone e ajudas à condução.

Igualmente presente, um painel de instrumentos digital de 10", com tecnologia 3D no nível GT, e totalmente parametrizável e personalizável. E a que se junta a construção do tablier segundo uma arquitectura high-vent, em que as saídas de ar surgem em frente às cabeças dos ocupantes. Ou, ainda e a partir do nível Allure, a integração de i-toggles virtuais, teclas de atalho sensíveis ao toque, para acesso às funções de climatização.

Nova é, também, a consola central, que a Peugeot diz estar propositadamente acessível ao passageiro da frente, e onde surge um novo controlo compacto, de impulso, para seleção dos modos Reverse, Neutral, e Drive para a caixa de velocidades automática de 8 velocidades, mais dois botões, para Parking e Manual. Já no seletor do Modo de condução, é possível escolher entre Electric, Hybrid, Eco, Normal e Sport, consoante a motorização.

Nas ajudas à condução, novo passo em direcção à condução semi-autónoma, através da inclusão do pack Drive Assist 2.0 (disponível no final do ano), já com Cruise Control adaptativo com função Stop and Go (com caixa de velocidades automática EAT8) e a ajuda à manutenção do veículo na faixa de rodagem. Isto, ao mesmo tempo que adiciona 3 novas funções para vias com dupla faixa de rodagem: mudança semiautomática de faixa, recomendação antecipada da velocidade e adaptação da velocidade em curva.

Num ambiente com novos bancos dianteiros e agora já com a etiqueta AGR, reconhecimento da sua ergonomia, palavra, ainda, para a conectividade, acentuada com a colocação de duas tomadas USB C para os ocupantes dos lugares traseiros, e a preocupação, também, com a qualidade do ar no interior. Nomeadamente, através da aplicação da tecnologia AQS, capaz ativar, em caso de necessidade e de forma automática, a recirculação do ar.

Motorizações: uma novidade total chamada HYBRID 180 e-EAT8

Passando às motorizações, destaque, obrigatório, para a inclusão de duas propostas híbridas plug-in (PHEV), ou seja, de carregamento externo: HYBRID 225 e-EAT8, a qual conjuga um motor PureTech a gasolina de 180 cv (132 kW), com um motor elétrico de 81 kW, acoplado à caixa e-EAT8, para anunciar emissões de 26 g de C0 por km e uma autonomia 100% elétrica máxima de 59 km (norma WLTP, embora ainda a aguardar homologação); e o HYBRID 180 e-EAT8, novidade completa na marca e sinónimo de uma associação entre um motor PureTech de 150 cv (110 kW) e um motor elétrico de 81 kW, acoplado à caixa e-EAT8, e a prometer emissões de 25 g de C0 por km e uma autonomia 100% elétrica máxima de 60 km (protocolo WLTP, com homologação em curso).

Na base destes sistemas, uma bateria de iões de lítio com capacidade de 12,4 kWh e uma potência de 102 kW, acompanhada, de série, por um carregador monofásico de 3,7 kW. Ou então e opcionalmente, com um outro carregador monofásico de 7,4 kW.

Quanto aos tempos de recarga, a Peugeot avança que, em Wall Box de 7,4 kW e utilizando o carregador de 7,4 kW, a bateria recebe uma carga completa em 1h55; numa tomada reforçada de 16A e com o carregador de 3,7 kW, demora 3h50; e a partir de uma tomada standard de 8A, com o mesmo carregador de 3,7 kW, são necessárias 7h05 para garantir uma carga completa.

Finalmente e para quem prefira motores mais convencionais, o novo Peugeot 308 estará igualmente disponível com três motorizações a gasolina, todas elas tendo por base o conhecido tricilíndrico de 1,2 litros - PureTech 110 S&S CVM6, PureTech 130 S&S CVM6 e PureTech 130 S&S EAT8 -, além de mais duas motorizações Diesel, baseadas num quatro cilindros de 1.5 litros - BlueHDi 130 S&S CVM6 e BlueHDi 130 S&S EAT8.

Chega a Portugal no Outono

A terminar, referir que a Peugeot pretende lançar o novo Peugeot 308, cuja produção terá lugar na fábrica de Mulhouse, nos mercados europeus, durante o segundo semestre de 2021.

Entretanto e segundo apurou a TURBO, junto da marca, a chegada a Portugal deverá acontecer durante o próximo Outono, com todas as motorizações aqui referidas.

https://youtu.be/4YpaKcsYkN4