Recentemente desvendado, o novo Peugeot 308 vai contar, desde o início, com motorizações semi-híbridas e elétricas, avançou fonte oficial da marca francesa. A qual, no entanto, também praticamente descartou a possibilidade de, a exemplo dos antecessores, poder vir a ter uma versão Peugeot Sport Engineered (PSE).
O anúncio foi feito, em declarações à britânica Autocar, pelo director de Produto da Peugeot, Jérôme Micheron, o qual defendeu o "papel central" desempenhado pelo 308, na intenção da Peugeot de adoptar um posicionamento mais elevado, em termos de mercado. Tal como a variedade de motorizações ajudará, no entender do fabricante, a aumentar o interesse pelo modelo e abrir caminho à futura eletrificação.
"Queremos dar ao cliente o poder da escolha, porque o mercado está a evoluir muito rapidamente e nós queremos ter as respostas certas", afirmou Micheron, acrescentando que, "estamos a lançar o novo Peugeot 308 com motorizações a gasolina e diesel, embora também já tenhamos decidido que o modelo terá uma versão MHEV, além de uma variante elétrica".
Quanto à forma como esta última versão será concebida, o mesmo responsável recorda que, "à partida, podíamos recorrer a plataforma EMP2 existente, mas a verdade é que, no seio do grupo Stellantis, temos várias opções para avançar com a eletrificação."
Recorde-se que a plataforma EMP2 é compatível também com motorizações de combustão, Mild Hybrid ou até mesmo híbridas plug-in, conforme, de resto, demonstra a sua utilização em modelos como a Peugeot Traveller, a Citroën Spacetourer ou a Opel Vívaro Life.
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Assim, existe a possibilidade do 308 EV poder vir a recorrer à mesma configuração elétrica empregue nesses modelos, a anunciar 136 cv de potência, graças também a uma bateria de 50 kWh, que permite uma autonomia elétrica na ordem dos 240 quilómetros, a par de uma capacidade de carregamento até 100 kW.
Segundo a Autocar, Micherón terá sugerido, igualmente, a possibilidade da Peugeot vir a disponibilizar modelos elétricos mais potentes, recorrendo, para isso, à nova arquitectura eVMP. A qual, com lançamento previsto para 2023, foi projectada, principalmente, para modelos SUV.
Pelo contrário, já a possibilidade do 308 vir a contar com uma versão Peugeot Sport Engineered a exemplo da que existe no 508, equipada com um sistema de propulsão híbrido plug-in a debitar mais de 304 cv, terá sido praticamente descartada pelo director de Produto da marca do leão. Não só devido às baixas previsões de vendas, como também às restrições em termos de emissões.