Promessa cumprida! Peugeot 308 elétrico chega em 2023 com 400 km de autonomia

A estratégia de eletrificação da Peugeot está imparável, estendendo-se ao 308 que vai ter uma versão elétrica com autonomia superior a 400 km

A estratégia de eletrificação da Peugeot está imparável e vai-se estendendo a todas as gamas. A mais recente é a 308 que, a partir de 2023, vai ter uma versão elétrica com autonomia superior a 400 km nas carroçarias berlina e station-wagon.

A Peugeot cumpriu a promessa de lançar um 308 elétrico a bateria que estará disponível a partir de meados de 2023 nas carroçarias berlina e station-wagon. Os novos E-308 e E-308 SW utilizam a mesma plataforma multienergias das versões originais com motor de combustão interna. Por esse motivo, o design exterior e interior não apresenta muitas diferenças.

Entre as novidades destaque para as jantes de 18" que formam desenvolvidas para otimizar a eficiência - a marca anuncia mesmo um consumo médio de 12,7 kWh/100 km - e estender um pouco mais a autonomia da nova bateria que tem uma capacidade útil de 51 kWh.

Com 400 volts, aquela bateria tem uma nova composição química, que inclui 80% de níquel, 10% de manganês. Totalmente carregada permite percorrer mais de 400 quilómetros, com base no ciclo WLTP.

Design quase inalterado

A secção frontal e a parte inferior da carroçaria foram subtilmente modificadas para uma melhor aerodinâmica e para o mesmo propósito foram montados pneus de baixa fricção. 

A Peugeot acrescentou um modo de travagem regenerativo mais intenso (B) para aumentar a desaceleração quando o condutor alivia o pé do acelerador, melhorando a regeneração de energia.

O carregador trifásico de bordo está disponível de série e tem uma potência nominal de 11 kW. A tomada de carregamento aceita todos os modos de carregamento. Utilizando um posto de carregamento público de 100 kW é possível passar de 20% a 80% de carga em menos de 25 minutos.

Motor elétrico com 156 cv

Os novos Peugeot E-308 e E-308 SW recebe um novo motor elétrico que desenvolve uma potência de 115 kW (156 cv) e um binário de 260 Nm, permitindo uma aceleração instantânea e silenciosa.

Para apoiar a condução, estarão disponíveis avançados sistemas de assistência como o controlo de velocidade adaptativo com função Stop & Go, monitorização de longo alcance do ângulo morto (75 metros), alerta de tráfego traseiro, que alerta para potenciais perigos ao fazer marcha atrás. 

LEIA TAMBÉM
Já a conduzimos. Peugeot 308 SW chega em Maio com ambições de liderança

Os novos Peugeot E-308 e E-308 SW serão propostos nos níveis de equipamento Allure e GT, que já oferecem a mais recente geração do Peugeot i-Cockpit, o qual se distingue pelo volante compacto e aquecido, dedicado ao prazer de condução e a uma agilidade totalmente sob controlo, o painel de instrumentos digital 3D, configurável e personalizável, e o ecrã tátil central de 10 polegadas.

Vendas online

Dependendo do mercado em que serão comercializados, os novos Peugeot e-308 e e-308 SW estarão disponíveis para aquisição no site de vendas online da marca, o que permite uma compra 100% digital ("Selling On line") totalmente segura. 

A partir do seu smartphone, tablet ou PC, os clientes podem comprar o seu novo automóvel, entregar o seu anterior veículo e tratar do processo de financiamento. Cada cliente terá a liberdade de optar pela entrega do seu novo automóvel em sua casa, sem quaisquer custos.

A Peugeot reivindica que a E-308 SW é a primeira station-wagon elétrica de um construtor europeu. Tecnicamente, isso não corresponde inteiramente à verdade porque existe uma versão do Porsche Taycan Sport/Cross que também tem uma versão com tecto prolongado e sem emissões.