Peugeot 308, 308 SW e 408 recebem novas motorizações PHEV

A Peugeot desenvolveu uma nova geração de motores híbridos plug-in (PHEV) para os modelos 308, 308 SW e 408, que já estão disponíveis para encomenda no mercado nacional, estando prevista a chegada das primeiras unidades para junho. A autonomia em modo elétrico pode chegar aos 85 km, graças a uma bateria com 17,2 kWh.

Os modelos Peugeot 308, 308 SW e 408 vão receber uma nova gerações de motores híbridos plug-in com potência combinada de 195 cv e 225 cv, associados a uma nova transmissão eletrificada de dupla embraiagem, denominada e-DCS7, especialmente concebida para este tipo de motorização.

A linha cinemática compreende um bloco a gasolina 1.6 PureTech, com potência de 150 cv ou de 180 cv, e de um novo motor elétrico de 125 cv, sendo o sistema gerido pela caixa e-DCS7.

A cadeia cinemática inclui ainda uma nova bateria de iões de lítio NMC, com capacidade bruta de 17,2 kWh e útil de 14,6 kWh, que oferece uma autonomia combinada de até 85 quilómetros em ciclo WLTP, a qual é, segundo a marca, suficiente para cobrir a maioria das deslocações diárias.   

Para recuperar a capacidade da bateria, os novos Peugeot 308, 308 SW e 408 com linha motriz híbrida plug-in contam de série com um carregador de 3,7 kW e um opção de 7,4 kW.

Uma carga completa demora 7h25 minutos numa tomada doméstica de 220V ou 5h05 minutos numa reforçada Green'Up 14 A (3,2 kW) AC. Se for usada uma wallbox são necessários 4h20m com carregador de 3,7 kW ou 2h05m com o de 7,4 kW.

A bateria beneficia de uma garantia de oito anos ou 160 mil quilómetros.

Preços conhecidos

No que se refere a prestações, os Peugeot 308 e 308 SW Plug-In Hybrid 195 cv atingem uma velocidade máxima limitada eletronicamente a 225 km/h e conseguem acelerar dos 0 aos 100 km/h em 7,6 segundos e 7,7 segundos, respetivamente. O consumo anunciado nos primeiros cem quilómetros é de 0,8 litros.

Por sua vez, o Peugeot 408 Plug-In Hybrid foi homologado com uma velocidade máxima de 233 km/h, também limitada eletronicamente, e necessita de 7,5 segundos para cumprir os 0 aos 100 km/h. O consumo para os primeiros cem quilómetros situa-se entre os 0,7 litros e 1,1 litros.

No que se refere a preços, o Peugeot 308 Plug-In Hybrid 195 cv e-DCS7 está disponível a partir de 38 510 euros e 41 660 euros para os níveis de equipamento Allure e GT, respetivamente. A carroçaria SW acresce 900 euros para as mesmas versões.

Por sua vez, o Peugeot 408 Plug-In Hybrid 225 cv e-DCS7 pode ser encomendado por 44 895 euros para o nível de equipamento Allure e 48 195 euros para o GT.