Novo Peugeot 3008. Líder dos SUV compactos renova-se com motores PHEV

Líder no mercado dos SUV compactos na Europa e também em Portugal, o Peugeot 3008 renovou-se com acento nas motorizações PHEV.

O Peugeot 3008 é líder no mercado dos SUV compactos na Europa e também em Portugal onde pôs em causa a hegemonia do Qasqhai. Juntamente com o 5008 é responsável por 37 por cento das vendas do segmento C, onde 67 por cento do volume de vendas se destina a empresas e os restantes 33 por cento a particulares.

Numa época de plena transição energética, o Peugeot 3008 consolida a sua posição de liderança com duas novas versões híbridas uma com tração dianteira e outra com tração às quatro rodas a par de uma reformulação profunda do seu design exterior e de novos conteúdos tecnológicos nomeadamente na área das ajudas à condução e conectividade. 

Num mercado entorpecido pela crise pandémica a marca francesa continua apostada em reduzir o impacto ambiental de toda a sua gama estendendo a eletrificação com a oferta de duas versões híbridas capazes de contribuir para o objetivo de atingir a meta europeia de 95 g/km de CO2.

O renovado Peugeot 3008

Com estas duas versões híbridas plug in, a Peugeot elege novos concorrentes não sendo por isso de estranhar que entre os adversários se encontrem alguns modelos premium, o que valoriza ainda mais a imagem modernista deste SUV junto dos clientes.

A primeira dessas versões dá pelo nome de Hybrid e a segunda mais potente tem a designação de Hybrid4.

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Notavelmente eficiente e com elevado desempenho, a versão Hybrid4 300 e-EAT8 resulta da associação entre um motor PureTech de 200 cv e dois motores elétricos, um à frente, de 110 cv acoplado à caixa automática e-EAT8, e o segundo posicionado sobre o eixo traseiro, desenvolvendo 112 cv.  Em alternativa, a versão de duas rodas motrizes Hybrid de 224 cv associa um motor Puretech de 180 cv a um motor elétrico de 110 cv acoplado à mesma caixa automática de 8 velocidades da versão de quatro rodas motrizes.

Híbridos mais económicos que o Diesel

Qualquer das duas versões consegue ser mais económica que a versão equipada com o motor 1.5 BlueHDi de 130 cv graças a uma gestão bastante eficaz de todo o sistema híbrido. Acresce um custo de utilização/exploração (TCO) mais baixo tendo em conta os vários incentivos fiscais, o custo de manutenção e obviamente o menor custo da energia.

Além disso, a Peugeot propõe uma gama de serviços importantes para uma boa gestão de utilização como o "easy-charge", o Easy Move" e o "Easy-care" bem como uma aplicação a partir da qual podemos programar várias funções, desde o carregamento ao ar condicionado. 

Grande parte da capacidade de resposta do sistema híbrido e da excelente agradabilidade de utilização deve-se ao contributo da caixa automática de oito velocidades, semelhante à de outras versões convencionais do 3008.

Semelhante porque, apesar de manter as oito relações, o conversor de binário foi substituído por uma embraiagem multidisco. Esta é uma das razões da resposta bastante mais rápida do sistema híbrido e consequentemente das boas prestações anunciadas qualquer que seja o modo de condução utilizado. 

O novo painel de instrumentos do Peugeot 3008 Hybrid

Em relação às versões convencionais, o interior apresenta algumas diferenças. A instrumentação, por exemplo, tem menus específicos que mostram o estado de carga da bateria, a autonomia restante no modo elétrico ou o modo de condução escolhido. No lugar do conta-rotações existe um mostrador dividido em três zonas: Eco, que indica a zona em que o sistema tem menor consumo energético, Power que é a área de maiores prestações e, por fim, a zona que indica o momento em que o sistema recupera energia (Charge) e carrega a bateria sempre que travamos ou desaceleramos.

Destaque para o novo touchscreen tátil de 10" de alta definição e para a manutenção do conjunto de sete teclas do tipo piano que garantem aceso direto e permanente às principais funções de conforto. Nestas duas versões híbridas o seletor do modo de condução alterna entre os modos "Eletric" (por defeito no arranque), Hybrid, Sport e 4WD apenas na versão Hybrid4.

Diferenças significativas

Por fora as grandes as grandes diferenças é a nova grelha sem moldura que reforça o estilo cada vez mais estatutário deste modelo ao mesmo tempo que acentua o seu carácter desportivo, os faróis da frente redesenhados com tecnologia LED (Full LED no GT e no GT Pack), as novas jantes de 19" e muitas outras mudanças que tornam o estilo do 3008 mais moderno.

Para maior conforto sonoro, o novo SUV da Peugeot pode ser equipado com um novo sistema Hi-fi topo de gama da Focal.

Para além dos três níveis de equipamento principais (Active, Allure e GT) existem mais três níveis intermédios (Pack Active, Pack Allure e Pack GT) com o objetivo de ir ao encontro da procura por parte dos clientes de mais conforto, estética ou assistência.

Esta simplificação dos equipamentos tem também objetivos ambientais dada influência de alguns equipamentos nos consumos e nas emissões.

Para além destas versões eletrificadas, a Peugeot mantém o motor 1.2 Puretech de 130 cv o motor 1.5 BlueHDi e o novo motor 1.6 Puretech de 180 cv.

O renovado habitáculo do Peugeot 3008 que é também o líder do segmento dos SUV compactos em Portugal

Uma vez que grande parte dos clientes são empresas, a Peugeot teve a preocupação de enquadrar quase todas as versões no segundo escalão da tributação autónoma.

O mesmo acontece com o 5008, para o qual a Peugeot oferece os mesmos conteúdos e os mesmos níveis de equipamento.

3008 a partir de 32 450 euros

Quanto a preços eles variam no 3008 dos 32 450 euros da versão Active com o motor 1.2 Puretech de 130 cv e caixa manual até 45 620 euros para o GT Pack com motor 1.5 BlueHdi de 130 cv e caixa automática de 8 velocidades.

Nos híbridos plug-in, a proposta mais barata situa-se nos 46 635 euros e a mais cara com 300 cv nos 56 685 euros.