Os novos Peugeot 3008 e E-3008 adotam uma carroçaria do tipo SUV fastback e já se encontram disponíveis para encomenda, estando prevista a chegada ao nosso país para maio. A marca já revelou os preços das primeiras versões.
Primeiro modelo construído sob a nova plataforma STLA Medium da Stellantis, o novo SUV Fastback da Peugeot chega ao mercado nacional no mês de maio nas versões 3008 Hybrid 136 cv e-DCS6 e E-3008 de 157 kW (210 cv) com 525 quilómetros de autonomia.
A Peugeot apostou na simplificação da gama 3008, a qual é proposta em dois níveis de equipamento - Allure e GT -, com três packs de opcionais, três motorizações elétricas (210 cv, 230 cv e 320 cv Dual Motor), e duas motorizações eletrificadas, dependendo dos mercados.
O novo Peugeot 3008 distingue-se pela carroçaria do estilo SUV fastback, que combina dinâmica e aerodinâmica (Cx 0,28), apresentando um comprimento exterior de 4,54 m, uma largura de 1,89 m e uma altura de 1,64 m. Estas dimensões tornam este modelo num dos mais compactos SUV elétricos do segmento C.
Ecrã panorâmico domina interior
O habitáculo estreia um ecrã panorâmico flutuante de 21 polegadas que combina o head-up display com o ecrã tátil central, estendendo-se desde a extremidade esquerda do painel de bordo até à consola central.
O ecrã panorâmico está ligeiramente curvado na direção do condutor, embora mantendo-se perfeitamente acessível ao passageiro, reunindo duas funções-chave do Peugeot i-Cockpit: do lado esquerdo, por cima do volante compacto, apresenta todas as informações relativas à condução (velocidade, medição de potência, ajudas à condução, fluxo de energia; do lado direito, ao centro do painel de bordo, o ecrã tátil está acessível ao condutor e passageiro, podendo ser usado gerir o aquecimento/ar condicionado, a navegação, os sistemas multimédia/conectividade.
Na parte central do painel de bordo estão localizados os i-Toggles, botões sensíveis ao toque totalmente personalizáveis, que podem ser programados para proporcionar um acesso rápido a dez das funções mais utilizadas pelo utilizador: ligar para um contacto favorito, iniciar a navegação para um destino frequentemente utilizado, sintonizar o rádio numa estação preferida, definir a temperatura ideal do ar condicionado, entre outras.
A nova arquitetura permitiu a alterar a localização do comando da caixa de velocidades automática no painel de instrumentos, estando agora situada à direita do volante, imediatamente ao lado do botão stop/start.
Volante compacto
Os novos SUV fastback elétricos da Peugeot mantêm o tradicional volante compacto que faz parte integrante do Peugeot i-Cockpit, mas foi amplamente reformulado para oferecer ainda mais sensações de condução e de conforto. A almofada central é mais pequena e "isolada" dos raios do volante, dando um efeito de levitação que faz lembrar o ecrã panorâmico do painel de instrumentos.
O Peugeot 3008 e E-3008 recebeu ainda novos bancos dianteiros - uma combinação de TEP e tecido no nível Allure e TEP e Alcantara no nível GT - que oferecem um nível elevado de conforto Os bancos apresentam um design com contornos convidativos e espuma de elevada densidade.
Estes novos SUV de segmento C da Peugeot contam igualmente com os mais avançados sistemas de assistência à condução como cruise control adaptativo com função Stop & Go e assistência à manutenção na faixa de rodagem, mudança de faixa semiautomática, recomendação antecipada de velocidade, travagem automática de emergência com aviso de colisão, controlo de descida de declives, entre outros.
LEIA TAMBÉM
Com EV… e preços. Novo Peugeot 3008 já pode ser encomendado em Portugal
Para clientes particulares, o Peugeot 3008 Hybrid 136 cv e-DCS6 está disponível a partir de 34 650 euros, enquanto o E-3008 com motor elétrico de 157 kW e bateria de 73 kWh é proposto a partir de 46 150 euros.
As versões eléwtricas beneficiam da "Tranquilidade 100% Elétrico", com oferta da easyWallbox e de quatro anos de manutenção e garantia (48 meses / 50.000 km; para clientes particulares).