Na sequência do seu "ano elétrico", a Peugeot acaba de eletrificar ligeiramente o SUV 3008 e a respetiva versão de sete lugares 5008, com tecnologia de 48V. Chegam a Portugal em outubro.
A tecnologia adotada é de 48 Volts e depressa se espalhará pela generalidade dos modelos utilitários e compactos de todo o Grupo Stellantis. Por exemplo: no início de 2024 irá estender-se a uma versão do Peugeot 2008.
Um pequeno motor elétrico está metido na caixa de seis velocidades com dupla embraiagem para dar umas ajudas ao motor a gasolina PureTech de 136 cv que substitui a versão de 130 cv.
A marca anuncia ganhos de 15 por cento no consumo e garante que em cidade os 3008 e 5008 com este sistema conseguem fazer mais de metade do tempo (não do percurso…) no modo 100% elétrico.
O motor elétrico desenvolve 28 cv de potência e 55 Nm de binário. Também funciona como gerador durante as desacelerações, para recarregar a bateria de 48 Volts. As ajudas que dá ao motor a gasolina são feitas por intermédio de uma correia.
A bateria do sistema é de iões de lítio e tem uma capacidade útil de 432 Wh, estando garantida por oito anos ou 160 mil quilómetros. Está instalada debaixo do banco do condutor para não prejudicar o espaço no habitáculo ou mala.
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O sistema elétrico de 48V adiciona 75 kg ao peso do 3008/5008.
O condutor apercebe-se do tipo de funcionamento (elétrico ou térmico) através dos gráficos que aparecem na instrumentação. A ativação dos modos é automática.
Ao volante
Na nossa curta experiência na zona de Málaga e arredores verificámos de facto curtos períodos de condução totalmente elétrica e também períodos de recuperação de energia durante as desacelerações e descidas.
Nas acelerações fortes o motor elétrico dá uma ajuda ao motor térmico mas só no período inicial, ou seja, durante as rotações mais baixas.
Mesmo com este sistema as médias de consumo do 3008 48V podem rondar os sete litros aos cem em ambiente urbano congestionado, como verificámos.
PureTech com ciclo Miller
A ficha técnica dos 3008 e 5008 de 48 volts que diz respeito ao motor a gasolina indicam uma arquitetura de três cilindros e 1.2 litros de capacidade, para uma potência de 136 cv às 5500 rpm e um binário de 230 Nm às 1750 rpm, isto graças ao turbo de geometria variável que torna os motores PureTech da Peugeot tão bons de utilizar.
Mas há aqui novidades na parte do próprio motor a gasolina: o motor funciona agora segundo o ciclo Miller e tem corrente de transmissão em vez de correia. Na cabeça também há ligeiros aperfeiçoamentos no acionamento das válvulas.
Convém esclarecer que o equipamento do carro mantém uma tensão de 12 Volts, mas também é alimentado pelo motor de 48 Volts.
Instrumentação dedicada
A instrumentação do 3008 Hybrid tem informações específicas sobre o sistema elétrico, fluxo de energia, modo de condução, nível de carga da bateria e funcionamento, distância elétrica percorrida.
Estranhamos que a Peugeot não tenha aproveitado para aplicar o novo logótipo do leão nestas novas versões, cujos preços não são ainda desconhecidos.