Renovação continua. Peugeot desvenda o facelift do best-seller 208

A Peugeot acaba de dar a conhecer a mais recente renovação daquele que foi já o modelo mais vendido na Europa, em 2022: o 208.

A Peugeot tem vindo a promover uma verdadeira renovação da sua gama e que chega, agora, aquele que foi já o modelo mais vendido na Europa, em 2022: o 208. Utilitário que, mercê de alguns retoques na estética e várias evoluções na estética, acaba de dar a conhecer o seu novo visual, para 2024.

Depois do 2008, do 3008 e do 5008, e até mesmo do 508, eis que a Peugeot mostra, agora, a mais recente atualização do seu best-seller, neste caso, para o segmento B, e que abarca, apesar das fotos não o mostrarem, abarca não só a variante 100% elétrica, mas também as restantes versões a combustão.

Assim e para começar, uma estética exterior que passa a exibir muito daquilo que foram as novidades desvendadas com crossover 2008, da qual faz parte, desde logo, o novo emblema da marca. E a que se junta a nova iluminação dianteira Full LED com um design renovado nas três garras que constituem a iluminação diurna, e que vêem a sua presença acentuada no nível de equipamento de topo, GT, além de uma nova grelha frontal, com novos detalhes.

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Também revistos foi o design das jantes em liga leve de 16 e 17 polegadas, com acabamentos em dois tons e uma tampa ao centro, a esconder as porcas das rodas por detrás de um emblema da marca. Neste caso, na cor Basalt Grey, sendo que, na variante elétrica, o 'e' que se junta à designação do modelo, é agora nas cores azul e branco.

Ecrã de 10" passa a ser de série

Passando ao habitáculo, bem menos alterações, até porque o modelo já possuía um dos ambientes mais modernos do segmento, desde logo, graças ao i-Cockpit, pelo que, as novidades, acabam resumindo-se à disponibilização do ecrã central de 10 polegadas em praticamente toda a gama, já com a mais recente evolução do sistema de infotainment, além de um painel de instrumentos igualmente digital e com as mesmas 10", redesenhado e com efeito 3D na versão GT. A qual recebe ainda uma nova iluminação ambiente.

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Novidades, ainda, na manete da caixa manual de seis velocidades (a opção automática permanece igual), assim como no volante, que teve de ser revisto para acomodar o novo logótipo do leão. Sendo que, no caso do GT, também passa a existir a possibilidade de optar por estofos em Alcantara preta, com costuras Adamite Green, também nos apoios de braço e tablier.

Finalmente e já no capítulo da tecnologia, um misto de portas USB e USB-C espalhadas pelo habitáculo, além de um novo sistema de carregamento wireless para smartphones, a disponibilizar potências de 5 a 15W, e que é de série apenas no GT (opcional no Allure), assim como novas câmaras de alta definição, concebidas para facilitar as manobras de estacionamento.

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Motores a gasolina, híbridos… e elétrico

Falando de motores, uma oferta que num três cilindros 1,2 litros a gasolina, proposto com potências que vão dos 75  aos 100 cv, além de com caixas de cinco e seis velocidades, e a que se juntam, ainda, novas variantes Mild Hybrid, com 100 e 136 cv, além de caixa automática de dupla embraiagem e seis relações.

Quanto ao elétrico e-208, dispõe já da mais recente geração do sistema de propulsão com motor M3 de 156 cv, sustentado numa bateria de 51 kWh, a prometer autonomias na ordem dos 400 quilómetros.

Já as potências de carga, podem chegar aos 100 kW, valor que permite repor entre 20 e 80% da capacidade da bateria, em 4h40m. Numa tomada de 3,2 kW, o tempo de espera sobe para 11h10m.

Para Novembro

Segundo a Peugeot, este facelift do 208 deverá chegar aos concessionários em novembro, com a promessa de dar continuidade ao sucesso de um modelo que, desde que foi lançado no final de 2019, já vendeu quase um milhão de unidades.