Numa altura em que se dá a consumação da fusão entre o Grupo PSA e a Fiat Chrysler Automobiles (FCA), eis que surge também a notícia de que o Peugeot 208, um dos modelos de maior peso na oferta da marca do leão, se prepara para abandonar os motores de combustão e tornar-se exclusivamente elétrico. Tal como, aliás, o crossover 2008.
A notícia é avançada pela britânica AutoExpress, citando um documento interno da marca de Sochaux, segundo o qual os responsáveis da Peugeot terão já tomado a decisão de tornar o pequeno 208, uma proposta exclusivamente elétrica. O mesmo acontecendo com o crossover 2008.
De acordo com esta fonte, a transição será feita, no caso do 208, já com a próxima geração, ou seja, em 2025 ou 2026. Uma vez que, o modelo atual, não tem sequer dois anos, tendo sido lançado em 2019.
Ainda segundo o documento interno da Peugeot a que a publicação terá tido acesso, esta decisão basear-se-á no facto de, "nos últimos dez meses de comercialização, a procura pela versão elétrica, tanto do 208, como do 2008, estar 14% acima do previsto. Já no caso do 3008, introduzido no início de dezembro, o PHEV representa, neste momento, 27%".
De resto e segundo terá afirmado, em declarações à publicação, o atual CEO da Peugeot, Jean-Phillipe Imparato, "globalmente, a tendência é para que a procura por EVs aumente, não apenas a cada mês que passa, mas a cada semana".
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Neste depoimento, Imparato não só terá confirmado a "transição" do 208 e 2008, como também o desaparecimento definitivo do ainda mais pequeno 108. Isto, mesmo com alguns dos concorrentes a manterem a aposta no segmento, como é o caso do grupo Volkswagen, não só através do e-Up!, como dos seus derivados.
Com a decisão de "conversão" do 208 e 2008, ainda que apenas para 2025, na melhor das hipóteses, a Peugeot segue, assim, as pisadas de outros construtores, como é o caso da "vizinha" Renault. Que, na última semana, anunciou o seu novo plano estratégico, centrado, precisamente, na eletrificação; inclusive, da sua marca mais desportiva e exclusiva, a Alpine.