A Peugeot acaba de renovar toda a sua gama 2008. Incluindo o elétrico E-2008 que recebe o novo motor de 156 cv. A nova gama 2008 já pode ser encomendada. Chega aos concessionários em agosto próximo, com a versão elétrica a começar nos 40.690€.
O "best seller" da Peugeot e número um no mercado nacional no ano passado estará assim à venda em três versões: Active, Allure e GT.
Os motores serão quatro, dois gasolina, um Diesel e o novo elétrico puro de 156 cv, agora com 406 km de autonomia (ciclo combinado WLTP).
Por fora o novo Peugeot 2008 mantém as anteriores dimensões: 4,30 m de comprimento, 1,987 m de largura (incluindo os espelhos retrovisores) e 1,55 m de altura. O volume da bagageira mantém-se inalterado, com 434 litros.
Novos detalhes de design
As feições mudam no detalhe. O novo Peugeot 2008 tem uma nova frente, que apresenta o novo emblema Peugeot. É mais larga e inclui um padrão lateral específico, que se liga aos faróis e reforça a verticalidade.
Na versão Active, a secção dianteira é embelezada por um padrão horizontal em preto brilhante. Nas versões Allure e GT, a secção dianteira apresenta um padrão vertical na mesma cor da carroçaria.
Após os novos 508 berlina e 508 SW, o 2008 é o segundo modelo a adotar a nova assinatura luminosa Peugeot, caracterizada por três garras de luz verticais, integradas nas inserções em preto brilhante do seu para-choques. Nas versões GT as três garras recebem iluminação dos faróis LED com três módulos de luz.
Evolução interior
O painel de instrumentos digital recebe novo design. O exclusivo i-Cockpit da Peugeot tem o painel de instrumentos colocado acima do volante. No novo 2008 é digital nas versões Allure e GT. A versão base Active mantém o seu painel de instrumentos analógico.
Todas as versões vêm agora equipadas de série com um touchscreen central de 10 polegadas (até aqui de 7 polegadas nos dois primeiros níveis de equipamento). Pode ser utilizado para controlar as funções de rádio e telefone (versão Active) ou a mais recente geração dos sistemas de infotainment Peugeot i-Connect e Peugeot i-Connect Advanced.
Nas versões Allure e GT, o ecrã central é de tecnologia HD. Abaixo do ecrã central foram mantidas as teclas tipo "piano" para acesso rápido às funções principais.
O volante pequeno típico do i-Cockpit tem o novo logótipo ao centro. Os novos 2008 com caixa manual de seis velocidades apresentam um novo punho de comando mais ergonómico. Há também novos tecidos nos bancos.
Novo elétrico E-2008
Agora com o novo motor já adotado pelos E-208 e E-308 o 2008 elétrico começa nos 40 690€ com o nível de equipamento Active. A potência máxima aumentou, passando de 100 kW/136 cv para 115 kW/156 cv.
A capacidade da bateria também aumentou de 50 kWh para 54 kWh. Alcança agora uma autonomia máxima de 406 km, contra os anteriores 345 km. Estão disponíveis dois tipos de carregadores de bordo de série, um carregador monofásico de 7,4 kW e, em opção, um carregador trifásico de 11 kW.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/09/PeugeotE208Atualização2022Galeria_logotipo.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/09/PeugeotE208Atualização2022Galeria_jante.jpg]Os tempos estimados de carregamento, de 20% a 80% da bateria, são de 30 minutos utilizando um ponto de carregamento público (100 kW), 4 horas e 40 minutos numa Wall Box (7,4 kW) e 11 horas e 10 minutos numa tomada reforçada (3,2 kW).
Híbrido 48V em 2024
No início de 2024, o novo 2008 receberá o novo grupo motopropulsor 48V Hybrid, composto pelo motor a gasolina PureTech de nova geração com 136 cv, associado a uma nova caixa de dupla embraiagem com 6 velocidades, a qual inclui um motor elétrico.
Graças a uma bateria que se recarrega durante a condução, esta tecnologia oferece um binário suplementar a baixos regimes e um consumo de combustível inferior até 15%.
Em condução urbana, a marca anuncia que pode funcionar mais de 50% do tempo em modo 100% elétrico.
Diesel e gasolina mantêm-se
A gama não eletrificada recorre aos conhecidos motores 1.2 PureTech a gasolina e ao Diesel BlueHDi. Na base das potências está o PureTech 100 (desde 26 040€) a gasolina de 3 cilindros com 1,2 litros e 100 cv, com caixa manual de 6 velocidades.
Segue-se o PureTech 130 (desde 30 840€), que pode ser combinado com a caixa automática de 8 velocidades EAT8 ou com a manual de seis.
LEIA TAMBÉM
Já pode encomendar. Peugeot divulga preços do novo 2008 em Portugal
O Diesel BlueHDi 130 EAT8 (desde 33 340€) de 1,5 litros está sempre associado à caixa automática de 8 velocidades EAT8.
Equipamento reforçado
A nova gama Peugeot 2008 articula-se em três níveis de quipamento: Active com assistência ao estacionamento traseiro, ar condicionado automático, iCockpit com ecrã táctil central de 10 polegadas e uma tomada USB-C à frente.
O nível Allure adiciona às jantes de liga leve de 17 polegadas "Karakoy", grelha na cor da carroçaria, assistência ao estacionamento à frente e atrás, touchscreen central de alta-definição de 10 polegadas, sistema infotainment i-Connect com conetividade total para smartphone, 2 tomadas USB-C à frente, 1 tomada USB-C e 1 tomada USB-A atrás.
No topo, o GT adiciona faróis dianteiros full LED, câmara de estacionamento de alta-definição, acesso e arranque sem chave, espelhos retrovisores rebatíveis eletricamente com iluminação de boas-vindas e tejadilho preto Black Diamond.
O novo 2008 está disponível em seis cores de carroçaria: Cinzento Selenium, Cinzento Artense, Branco Okenite, Preto Perla Nera, Vermelho Elixir e Azul Vertigo. A versão GT está equipada de série com tejadilho preto bicolor.
Todas as novas versões 2008 incluem espelhos retrovisores pretos. Há também novas jantes de liga leve com um design disruptivo, em linha com as introduzidas no Peugeot 408.
O novo Peugeot 2008 é produzido na fábrica de Vigo, em Espanha.