Peugeot 2008. Renovação traz mais potência e autonomia elétrica

A nova assinatura luminosa é a imagem distintiva do renovado Peugeot 2008, cuja versão elétrica, e-2008, viu a autonomia para até 406 km.

A nova assinatura luminosa é a imagem distintiva do renovado Peugeot 2008, cuja versão elétrica, e-2008, viu a potência aumentar para 156 cv e a autonomia para até 406 km.

A Peugeot renovou a gama 2008 à imagem e semelhança do 508 berlina e 508 SW, mas as novidades não se limitam ao design, estendendo-se igualmente à tecnologia e à eletrificação. Nesta última área, a marca francesa anuncia um melhor desempenho para o Peugeot e-2008.

Assim, versão elétrica passou a contar com uma bateria com 54 kWh de capacidade em vez de 50 kW, permitindo aumentar a autonomia até aos 406 quilómetros. Além disso, o motor elétrico também registou um incremento da potência máxima de 100 kW (136 cv) para 115 kW (156 cv).

As versões elétricas e de combustão do Peugeot 2008 distinguem-se das anteriores pela nova assinatura de iluminação da Peugeot, caraterizada por três garras de luz verticais, integradas nas inserções em preto brilhante do pára-choques.

Nas versões GT, o efeito das três garras é reforçado, pela primeira vez, com a iluminação dos faróis 100% LED através da utilização de três módulos de luz, fator que as distingue da restante gama, conferindo uma assinatura frontal exclusiva. 

Secção traseira também redesenhada

A traseira foi igualmente redesenhada, estando presentes faróis LED em todas as versões que redefinem as emblemáticas três garras que caracterizam a seção anterior de todos os modelos da marca. Neste caso são constituídas por três lâminas duplas horizontais sobrepostas, finas e elegantes, que contribuem para alargar visualmente o porte do automóvel. As luzes de marcha-atrás e os piscas são igualmente em LED. 

A secção frontal do 2008 / e-2008 também foi revista, tendo sido introduzido o novo emblema Peugeot. A frente é mais larga e conta com um padrão lateral específico, que se liga aos faróis e reforça a verticalidade e o porte robusto do modelo.

Na versão Active, a secção dianteira é embelezada por um padrão horizontal em preto brilhante. Nos níveis de equipamento Allure e GT, a dianteira apresenta um padrão vertical na mesma cor da carroçaria, que se estende a subtis inserções escurecidas para reforçar a verticalidade da frente. A cor do padrão igual à tonalidade da carroçaria permite também uma melhor integração da grelha no para-choques, resultando numa aparência mais robusta.

Interior ainda mais digital

Passando ao habitáculo, que recebe novos revestimentos em tecidos para os bancos, uma das novidades consiste no design revisto do painel de instrumentos, que é digital nos níveis de equipamento Allure e GT. O ecrã digital de 10" é 3D nas versões GT.

A cor do ecrã, o ordenamento e a disposição das informações podem ser totalmente ajustadas de acordo com as preferências do utilizador. Na versão Active, o 2008 mantém o seu painel de instrumentos analógico. 

Todas as versões do 2008 vêm equipadas de série com um ecrã tátil central de 10 polegadas (até aqui de 7 polegadas nos dois primeiros níveis de equipamento), o qual pode ser usado para controlar as funções de rádio e telefone (versão Active) ou a mais recente geração dos sistemas de infoentretenimento Peugeot i-Connect e Peugeot i-Connect Advanced. 

Nas versões Allure e GT, o ecrã central é de tecnologia HD. Abaixo do ecrã central foram mantidas as teclas tipo "piano" para acesso rápido às funções principais.

Como já é habitual nos modelos da Peugeot, o 2008 / e-2008 recebe um volante compacto que inclui  novo logótipo ao centro e, se for caso disso, o novo emblema GT na parte inferior do aro. Aloja os comandos do sistema multimédia (fontes de áudio, telefone), bem como o controlo do volume e de voz.

Os modelos com caixa manual de seis velocidades receberam um novo punho de comando mais ergonómico. As versões com transmissão automática mantêm o punho de comando, introduzido na primavera de 2022. 

Nova motorização híbrida de 48V

Além da motorização elétrica com 115 kW (156 cv) de potência, a gama 2008 da Peugeot conta ainda com motores de combustão, a gasolina e a gasóleo, com Start & Stop. 

A versão de entrada é o motor a gasolina de três cilindros com 1,2 litros que desenvolve uma potência de 100 cv, estando associado a uma caixa manual de seis velocidades. O mesmo bloco também é proposto numa motorização de 130 cv, com transmissão manual de seis velocidades ou automática de oito. A gama mantém a opção diesel, baseada no propulsor de quatro cilindros de 1,5 litros, com 130 cv.  

LEIA TAMBÉM
Peugeot introduz tecnologia microhíbrida e novos elétricos

No início de 2004, a oferta será reforçada com uma nova motorização híbrida de 48V, que combina um propulsor a gasolina de nova geração com 136 cv com uma nova transmissão eletrificada de dupla embraiagem com seis velocidades, a qual integra um motor elétrico.

Segundo refere a Peugeot, a bateria que se recarrega durante a condução permite oferecer um binário suplementar a baixos regimes, garantindo um consumo de combustível inferior até 15%. Em condução urbana, a marca francesa reivindica que o novo 2008 equipado com o sistema HYBRID poderá funcionar mais de 50% do tempo em modo 100% elétrico, com emissões zero.