Tem jeito para a bricolage? Então a Peel tem à sua disposição um kit para montar você mesmo o carro mais pequeno do mundo, o P50. Existem versões a gasolina e elétricas.
Numa das antigas temporadas do programa televisivo Top Gear houve um episódio com o carro de produção mais pequeno do mundo, o Peel P50.
Nesse pequeno filme, Jeremy Clarkson levou o pequeno veículo de três rodas para dentro da velha sede da BBC em Londres e conseguiu mesmo entrar no elevador, sempre ao volante daquele microcarro.
Projetado no início da década de 1960 e comercializado como tendo espaço para "um adulto e um saco de compras", o Peel P50 tinha um comprimento de 1,37 metros e uma largura de 99 centímetros.
Aquilo não era uma coisa para se levar a sério, mas segundo a Wikipedia ainda foram produzidas 47 unidades e menos de 30 chegaram aos dias de hoje.
No entanto, a empresa foi recuperada por dois empresários em 2010 e começaram a comercializar réplicas construídas artesanalmente do modelo original, equipadas com motor a gasolina ou elétrico.
Gama com três modelos
Denominada Pendine Motors, a empresa disponibiliza uma gama com três modelos, começando pelo clássico P50 (que, na verdade, se chama P.50 porque não é o original), um descapotável em edição limitada, e o Trident, de dois lugares. Todavia, apenas o P.50 está disponível como kit.
Os preços começam nos 11.680 euros para a versão base do kit "faça você mesmo" que vem com um motor elétrico com 2 kW de potência, uma bateria que permite uma autonomia de até 80 quilómetros e tudo o resto que é necessário para um veículo que possa ser conduzido legalmente nas ruas.
Existe ainda uma versão Turbo do P.50 elétrico, que está dotado com um motor ligeiramente mais potente de 5,76 kW, permitindo aumentar a velocidade máxima de 50 km/h para 80 km/h.
LEIA TAMBÉM
E se lhe disséssemos que o carro mais seguro do mundo é o Tango T600?
A versão a gasolina pode ser equipada com motores cuja capacidade varia do 49 cc até aos 125 cc, mas a empresa aconselha os clientes a optarem pelos blocos mais pequenos para que os microcarros possam ser matriculados como quadriciclos.
Montar um P.50 em casa demora cerca de 50 horas e o utilizador só necessita de ferramentas básicas, já que é um veículo simples com poucos componentes. Os entusiastas com pouco jeito para a bricolage podem encomendar uma unidade construída na fábrica, mas o preço também aumenta para os 15.724 euros par a versão base do P.50 elétrico.