Abrindo portas a uma nova tecnologia, a Ferrari registou uma patente de um motor de quatro cilindros com um turbo elétrico. Entre outras vantagens, o fascinante som dos bólides da marca do cavalinho fica mais audível com a adoção desta tecnologia. Saiba como funciona o sistema previsto nesta patente de motores da Ferrari. O Departamento Europeu de Patentes recebeu o registo de um sistema muito interessante, uma patente de motores da Ferrari com quatro cilindros, compressor elétrico e ainda um microfone para monitorizar o som que surge no interior. A ideia pode parecer algo complicada nesta primeira definição, mas o seu funcionamento até é bastante simples e poderá ser adaptada a outras arquiteturas, como os V8 da marca italiana. Tudo começa com uma turbina incorporada na conduta de escape, que gira quando os gases circulam. Este componente produz energia enviada para um gerador elétrico, que a utiliza para alimentar um compressor de ar colocado na admissão. Ao garantir sempre um fornecimento eficaz de ar, independentemente da velocidade do automóvel, esta solução reduz o chamado "turbo lag" e melhora o som produzido pelo motor. O que este sistema tem de inovador é a total separação entre a turbina no escape e o compressor na admissão (ao contrário da Audi), que deixam de ter de girar à mesma velocidade. O que se revela especialmente útil a baixas rotações, quando não haveria gases suficientes na turbina do escape para fornecer o boost necessário ao motor. Nesse momento, graças à total separação do compressor da admissão, ele pode operar com acionamento elétrico às rotações que sejam necessárias para garantir as necessidades de performance do propulsor, sem que seja percetível qualquer turbolag. Estas informações foram divulgadas originalmente pelo AutoGuide. e junta-se ainda outro interessante pormenor. O sistema prevê a inclusão de um microfone no habitáculo, que monitoriza o som no interior do automóvel. Com base nesta análise, ajusta-se o funcionamento do turbo para garantir os níveis mais apropriados de som no habitáculo. De realçar que esta patente da Ferrari associa o sistema a um motor de quatro cilindros, apesar de nada indicar que a tecnologia esteja limitada a estes blocos. A disposição é adaptável a outros motores. Certo é que a eletrificação faz parte do futuro da marca de Maranello. Fonte: AutoGuide e Autoblog