Parlamento Europeu aprova medidas obrigatórias de assistência ao condutor

A partir de Maio de 2022, todos os veículos novos vendidos na UE terão de estar equipados com sete sistemas de segurança obrigatórios. Numa primeira fase, e como já tínhamos avançado, a comissão europeia elaborou uma lista de nove sistemas de segurança a serem implementados em todos os carros novos, de forma obrigatória, a partir de 2022. Este regulamento foi esta semana aprovado no Parlamento Europeu (PE) com 578 votos a favor, 30 contra e 25 abstenções. Com a implementação deste regulamento, a União Europeia visa a redução da sinistralidade na estrada, ao mesmo tempo que abre caminho ao desenvolvimento de veículos automatizados. O comunicado diz que a partir de 2022 todos os veículos novos, incluindo automóveis de passageiros, veículos comerciais ligeiros, camiões e autocarros, terão de estar equipados como os seguintes sistemas avançados de segurança:
  • sistema de adaptação inteligente da velocidade;
  • pré-instalação de dispositivos de bloqueio da ignição sensíveis ao álcool;
  • avisador da sonolência e da atenção do condutor;
  • avisador avançado da distração do condutor;
  • sinal de travagem de emergência;
  • deteção de obstáculos em marcha-atrás;
  • aparelho de registo de acidentes ('caixa-negra')
Ró a Thun, relatora do PE sobre este regulamento referiu: "o sistema de adaptação inteligente da velocidade fornecerá indicações ao condutor, com base em mapas e na observação da sinalização rodoviária, quando o limite de velocidade for ultrapassado. Não introduzimos um limitador de velocidade, mas sim um sistema inteligente para alertar os condutores de que estão em excesso de velocidade. Isso não apenas nos deixará mais seguros, como ajudará os condutores a evitar multas por excesso de velocidade". Ró a Thun acrescentou ainda que existirá a possibilidade de desligar este sistema.   Para além dos sistemas de segurança relatados nesta lista, os automóveis ligeiros de passageiros e os veículos comerciais ligeiros deverão ainda de incluir um sistema avançado de travagem de emergência (que já é obrigatório para os camiões e os autocarros) e um sistema de aviso de afastamento da faixa de rodagem. A todas as categorias de veículos será obrigatória o sistema de controlo de pressão dos pneus. Em relação aos autocarros e camiões, estão previstos uma série de requisitos de forma a maximizar a visibilidade por parte dos utentes da via mas também a redução de ângulos-mortos na óptica do motorista Estas medidas esperam diminuir o registo de acidentes que no ano passado, de acordo com dados da Comissão Europeia, ceifou a vida a 25.100 pessoas nas estradas europeias, deixando ainda 135.00 feridos com gravidade. De acordo com a organização, estima-se que 90 % destes acidentes tenham ocorrido devido a erros humanos.

Veja também:

Condutores 'horrorizados' com ideia de veículos autónomos
Grupo Fiat Chrysler deverá pagar milhões à Tesla
Evoque e C5 Aircross (muito bem) aprovados na segurança
Carlos Ghosn nos momentos antes da detenção (vídeo)
  Fonte: Parlamento Europeu