Contra a poluição. SUV grandes e pesados vão pagar mais estacionamento em Paris

A capital de França, Paris, vai aplicar taxas de estacionamento mais altas, a veículos particulares maiores e mais pesados, como os SUV.

A autarquia de Paris aprovou uma nova medida de combate à poluição no ar da capital francesa e que levará a que, os veículos parrticulares maiores e mais pesados, como é o caso dos SUV, passem a pagar substancialmente mais pelo estacionamento. Sendo que medidas semelhantes estão em vias de ser aplicadas noutras cidades de França...

Encarados como veículos tradicionalmente maiores, mais pesados e, como tal, de consumos mais elevados que os vulgares hatchbacks, a decisão de penalizar mais fortemente este tipo de veículos, partiu, segundo noticia o britânico The Guardian, dos vereadores do partido ecológico EELEV, com base no argumento de que o número de SUV em Paris terá aumentado cerca de 60%, nos últimos quatro anos.

Embora este número não ultrapassa, ainda assim, os 15 por cento dos aproximadamente 1,15 milhões de automóveis particulares que todos os dias circulam na capital francesa, a verdade é que a proposta acabou tendo a concordância dos restantes partidos, que assim aprovaram a medida, em junho último.

Paris, França
Paris, França

Embora e para já não seja ainda conhecidos os valores das taxas a aplicar a estes veículos, o The Guardian também refere que a autarquia pretender levar em linha de conta, no momento de estipular os montantes, não somente a dimensão, como o peso e a própria motorização do veículo.

Por outro lado, a medida já aprovada, cuja entrada em vigor só deverá, no entanto, acontecer, no próximo dia 1 de janeiro de 2024, deverá, também, deixar de fora, tanto os automóveis de famílias numerosas, como os veículos elétricos.

Paris não é caso único…

O jornal britânico também recorda que Paris não é a primeira cidade francesa a adoptar este tipo de medidas, pois, também Lyon, aprovou já uma regulamentação semelhante, com entrada em vigor prevista igualmente para o próximo ano.

Altura a partir da qual as taxas de estacionamento em vigor naquela que é a terceira maior cidade francesa, passarão a ser progressivamente fixadas em funcão das dimensões, peso e motor do veículo.

LEIA TAMBÉM
Revela estudo. Emissões PHEV são superiores às anunciadas

De resto, em Lyon, a autarquia definiu já que todos os veículos a combustão com peso superior a 1.725 kg, passarão o pagar o triplo do que atualmente pagam de estacionamento. Enquanto, por exemplo, os veículos elétricos, verão as suas taxas de estacionamento descer, para valores na ordem dos 15 euros por mês.

Finalmente, Grenoble, outra cidade francesa, estará também a preparar medidas do género para aplicação em breve.