São várias as empresas que oferecem serviços rápidos de reparação de vidros e deslocam-se a qualquer oficina ou empresa.
É fundamental não adiar estes pequenos problemas para evitar a substituição total do vidro.
Os serviços rápidos de reparação ou substituição de vidros têm crescido muito nos últimos anos em Portugal.
São várias as empresas que oferecem estes serviços, entre as quais a Saint-Gobain Autover, Expressglass e New Car.
Se a maior fatia do negócio se faz diretamente com os consumidores finais, estas empresas trabalham também com oficinas.
É certo que a Saint-Gobain trabalha mais o mercado profissional e acaba por ser também fornecedora de outras empresas e de equipamento original.
Em termos de trabalhos diretamente com oficinas, representa 4% do negócio total das vendas da Saint-Gobain em Portugal, adianta o responsável da empresa, Licínio Nunes.
Já no que diz respeito à New Car, as solicitações de oficinas independentes e também concessionários, explica Luís Oliveira, "representam entre 5 e 10% do negócio. Isto apesar da aposta ser no mercado particular sem intermediários".
A ExpressGlass, mesmo tendo o seu foco na realização de substituições e reparações de vidros em clientes com seguro de quebra isolada de vidros, aposta também "num conjunto de clientes sem seguro de quebra isolada de vidros e que, por hábito de contacto com o seu mecânico, se dirige a uma oficina.
Nesses casos, temos algumas parcerias por forma a realizar os serviços relacionados com vidros auto, libertando a oficina para outros serviços para os quais é mais especialista", explica Joana Marques.
Qualquer uma das empresas pratica preços especiais para oficinas consoante o volume de negócio e estão disponíveis para parcerias, podendo ser uma mais-valia para os serviços oferecidos pelas oficinas.
Todos concordam que é fundamental não adiar a reparação de um vidro partido ou fissurado. A razão principal é a segurança, já que o pára-brisas perde a sua resistência natural. Inclusive, quando um airbag é acionado, estes utilizam-se parcialmente da estrutura do pára-brisas.
Os materiais usados pelas três empresas passam por equipamentos específicos, colas e resinas. Enquanto a Saint-Gobain é fabricante, a NewCar compra a várias fábricas de vidros e outros equipamentos à Dinol –SEM Togo, enquanto a Expressglass trabalha com a Pilkington, Saint-Gobain, Fuyao, Nordglass, Shaterpruffe, Guardian ou AGC.