Depois de ter surgido no último ano como um protótipo ecológico para o transporte de passageiros, foi agora revelada a Volkswagen ID Buzz Cargo O ID Buzz foi, seguramente, um dos protótipos mais interessantes dos últimos tempos na indústria automóvel. Os motivos são simples, pois esta 'van' revelada no Salão de Detroit de 2017 transportou para o século XXI o estilo da viatura que ficou conhecida, entre outros nomes, como a "carrinha dos hippies". E, dessa forma, evoca a filosofia deste grupo social, conhecido (entre outras coisas...) pela preocupação com o planeta, que volta a ser tema central na discussão dos benefícios que a mobilidade elétrica pode ter no combate à poluição atmosférica. Agora este concept mostra a sua versatilidade, ao surgir como uma Volkswagen ID Buzz Cargo, trocando o lazer pelo trabalho como veículo de entrega de mercadorias. [https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/09/i-d-buzz-cargo-1.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/09/i-d-buzz-cargo-3.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/09/i-d-buzz-cargo.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/09/abt-e-transporter.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/09/cargo-e-bike.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/09/crafter-hymotion-1.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/09/crafter-hymotion.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/09/i-d-buzz-cargo-1111.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/09/i-d-buzz-cargo-22222.jpg] Revelado no Salão de Veículos Comerciais de Hannover, ele chega com a pesada tarefa de "escrever história como um dos mais avançados veículos de transporte do planeta". Para tal, e tirando partido da nova plataforma MEB do Grupo VW, o Volkswagen ID Buzz Cargo alia à generosa capacidade de carga uma autonomia que alcança os 550km, com o maior pack de baterias disponível. Algo para que contribui o painel solar no local do teto, que ofereceu 15km adicionais. Na outra alternativa, são 330km medidos com o novo ciclo WLTP, mais do que suficiente para quem se limita a circular em perímetro urbano. Esta viatura amiga do ambiente recorre a uma motorização com potência combinada de 150kW (201cv), tem tração integral, e a velocidade estará limitada a 160 km/h para potenciar a autonomia. E, sabendo que tempo é dinheiro quando se trata de trabalho, a bateria de 48kWh pode atingir 80% da sua capacidade em apenas 15 minutos, quando o Volkswagen ID Buzz Cargo está conetado a uma estação de carga rápida a 150kW. Se for escolhida uma ligação de 111kW, este tempo duplica. Para garantir uma solução alternativa (por exemplo, durante a noite, com as viaturas paradas no parque da empresa), pode-se evitar a ligação direta a uma tomada de 2,3V pois a VW fornece as habituais WallBox que operam com uma potência de 11kW. Para cumprir as tarefas laborais, o Volkswagen ID Buzz Cargo conta com algumas alterações, além da extração do "espaço de repouso" atrás da fila dianteira de três bancos e introdução de um espaço para 800kg de carga. Elas passam pela introdução de uma tomada de 230V para dar eletricidade a ferramentas elétricas dos profissionais. E, além de estar pensado para aproveitar todas as vantagens da "internet of things", acelerando os processos de entrega das mercadorias, é possível transformar o lugar central da fila de passageiros numa estação de trabalho onde se pode trabalhar com todo o conforto e ligação online para o exterior. Para tirar máximo partido da jornada de trabalho, esta Transporter do futuro conta também com o Nível 4 de condução autónoma, que permite ao automóvel assumir quase em todos os momentos a direção da viatura. Isto permite fazer agendamento de tarefas, processar pedidos e realizar outras funções enquanto se está em viagem. Para os restantes modelos, em que os profissionais decidem assumir o volante, destaca-se o cariz tecnologicamente avançado do Volkswagen ID Buzz Cargo, que não tem instrumentação física e passa antes a projetar as informações em 3D na frente do condutor, recorrendo à realidade aumentada. A fazer companhia ao Volkswagen ID Buzz Cargo estiveram outras quatro propostas da marca, que pode ver também na fotogaleria. Também no espaço do fabricante germânico neste evento realizam-se as estreias mundiais da Crafter HyMotion (com motorização de células de combustível de hidrogénio), as e-Transporter e e-Caddy para a empresa ABT (versões híbridas) e ainda o Cargo e-Bike (primeiro triciclo elétrico da VW, destinado aos derradeiros momentos em viagens intermodais).