Os países da União Europeia terão chegado a acordo para a revisão de alguns dos limites propostos pela União Europeia para a norma Euro 7, designadamente ao nível das emissões de poluentes não relacionadas com dióxido de carbono, como monóxido de carbono e óxido de azoto.
A introdução da futura norma de emissões Euro 7 está a causar bastante polémica na União Europeia e a proposta inicial da Comissão Europeia vai sofrer uma revisão em baixa, após o acordo de princípio de alguns países, designadamente os maiores produtores de automóveis como a França, Itália e Espanha.
Segundo o Automotive News Europe, s países da União Europeia terão concordado com uma proposta de compromisso apresentada pela Espanha, que atualmente ocupa a presidência da União Europeia, para suavizar os limites de emissões da norma Euro 7.
A proposta pretende alterar os limites sugeridos pela Comissão Europeia para poluentes não relacionados com dióxido de carbono como monóxido de carbono e o óxido de azoto produzido pelos travões e pelos pneus.
Oito países europeus, incluindo a França e a Itália - opõem-se a limites mais apertados, argumentando que os fabricantes de automóveis já estão sob pressão para cumprirem o objetivo previsto pela União Europeia relativo à proibição de automóveis novos que emitem dióxido de carbono a partir de 2035 para reduzir os gases com efeito de estufa.
LEIA TAMBÉM
Euro 7. Oito países querem reavaliar limites de emissões
Os fabricantes automóveis europeus têm vindo a afirmar que o Euro 7, que deve entrar em vigor a partir de 2035, é demasiado caro e que os ganhos ambientais serão marginais.
Os detalhes finais do compromisso ainda necessitam de ser aprovados na reunião de ministros da União Europeia antes da posição final estar pronta para ser debatida com o Parlamento Europeu e a Comissão.