Depois da apresentação oficial em setembro, a mais recente criação da Pagani, o Utopia, acaba de ser visto, pela primeira vez, exibindo não apenas um estilo e linhas verdadeiramente arrebatadores, como também uma sonoridade simplesmente inigualável!...
Apresentado como a última evolução do conceito de hiperdesportivo criado pelo pequeno fabricante italiano de San Cesario sul Panaro, na região de Modena, o Utopia tem por base o Pagani C10, que a marca decidiu, no entanto, apurar, de forma a corresponder ao ideal de perfeição expresso no livro do escritor irlandês Thomas Moore, 'Utopia', de 1516.
Resultado, igualmente, dos inputs recebidos dos clientes, que quando questionados sobre aquilo que gostariam de ter e ver num Pagani, terão respondido apenas "simplicidade, leveza e prazer de condução", o Utopia destaca-se, assim, pelas linhas minimalistas - ou, pelo menos, bem mais do que no Zonda... -, ainda que recorrendo aos materiais e soluções mais vanguardistas. E que vão desde "um novo tipo de fibra de carbono de Classe A" utilizada no fabrico da carroçaria, até à transmissão manual automatizada Xtrac de sete velocidades, a marca garante ser a opção do género mais rápida de que é possível dispor.
Apesar de todas as novidades, a destacar-se do conjunto, o bem mais conhecido V12 6.0 biturbo com um ângulo de 90° entre os cilindros e que, fornecido pela Mercedes-AMG, garante neste Utopia uma potência máxima oficial de 863 cv às 6.000 rpm, além de um binário de 1.100 Nm, entre as 2.800 e as 5.900 rpm. Sendo também a origem de uma sonoridade verdadeiramente arrasadora, que o youtuber NM2255 acaba de dar a conhecer, pela primeira vez, aos inúmeros fãs da marca...
LEIA TAMBÉM
Simples, leve e a elevar o prazer ao volante. Pagani apresenta a sua Utopia
De resto e embora o Utopia seja o principal motivo de interesse deste curto vídeo, vale a pena referir que, o novo hiperdesportivo da Pagani, não vem sozinho. Pois, a par das imagens e som captados daquela que é a primeira unidade (de testes) vista "no mundo real", é possível também observar a deliciosa exibição do novo Huayra Codalunga no último Festival de Velocidade de Goodwood em Inglaterra.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/09/PaganiUtopia2022Galeria_lateral.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/09/PaganiUtopia2022Galeria_frte.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/09/PaganiUtopia2022Galeria_trasportasabertas.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/09/PaganiUtopia2022Galeria_topo.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/09/PaganiUtopia2022_destaque2.jpg]Aliás e ainda sobre esta edição especial, a Pagani destaca o facto de apresentar um design exterior inspirado nos carros que correram em Le Mans, nos anos 60. Sendo que, destes, ainda serão menos que os 99 Utopia previstos - não mais que cinco... com, cada um, a custar a módica quantia de sete milhões de euros.