Prestes a celebrar o seu décimo aniversário, o hiperdesportivo italiano Pagani Huayra deverá assinalar data dando a conhecer aquela que será, de todas as versões já desvendadas, a mais radical: o Huayra R. O qual, vocacionado apenas para pista, anuncia-se, desde já, através da sonoridade do impressionante V12 - e, acredite, vale bem a pena ouvi-lo cantar!
Lançado, pela primeira vez, no mundo, em 2011, o Pagani Huayra tem feito, a exemplo do antecessor Zonda, o seu percurso, através de um multiplicidade de versões. Com a mais radical delas, a anunciar-se agora, por ocasião do 10.º aniversário do modelo, através de uma só letra: R.
Com a alteração maior, face às restantes versões, no imponente V12 de origem AMG, o qual abdica da "tradicional" dupla de turbocompressores, ficando-se apenas por uma indução naturalmente aspirada, o Pagani Huayra R exibe, desde logo e entre outras qualidades, uma sonoridade que o fundador da marca fez questão de integrar, no mais recente teaser do modelo, divulgado através da rede social Instagram.
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Parte da mensagem de Feliz Ano Novo de Horacio Pagani, no post, é igualmente possível ver uma imagem do V12 que impulsionará o Huayra R. E que, a começar pela letra R a vermelho que exibe, não esconde as semelhanças na imagem, com o antecessor Zonda R, desvendado há já 12 anos. Ainda que o fundador e CEO da marca faça questão de salientar que este é um motor "construído especificamente com este propósito".
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De resto e segundo os rumores mais recentes, o V12 que equipará o Huayra R terá sido "apurado" em conjunto com os chineses da HWA, de forma a oferecer mais de 900 cv de potência e 9.500 rpm de binário máximo.
Quanto ao facto desta versão de pista abdicar da tecnologia Twin-Turbo, tal não significa, porém, que a própria Pagani pretenda seguir o mesmo caminho, em futuras propostas. Aliás, a marca de hiperdesportivos de Modena acaba de fechar o prolongamento da parceria que detém com a AMG, pelo menos, até 2026.
Já no que diz respeito ao Huayra, está ainda por determinar se esta versão R será o canto do cisne do modelo. Sendo que, no caso do antecessor Zonda, a versão R acabou sendo seguida de uma outra, ainda mais radical, de nome Revolucion. Embora e neste caso, limitada a uma só unidade.
Finalmente e tratando-se de uma versão para utilização exclusiva em circuito, o Pagani Huayra R vem fazer frente a propostas não menos radicais e equipadas igualmente com blocos V12, como é o caso do Lamborghini Essenza SCV12, do Aston Martin Valkyrie AMR Pro, ou até mesmo do Ferrari FXX-K Evo.