Embora o Tempo pareça não passar, a verdade é que, o atual modelo da Pagani, Huayra, conta já com 10 anos de existência. Facto que, no entanto, não impediu a marca italiana de superdesportivos de conceber mais uma edição especial do modelo, Huayra R, cujo lançamento acaba de ser agendado, através de um teaser, para o próximo dia 12 de novembro.
Embora somando já uma série quase incontável de novas edições, a Pagani garante, contudo, que, a próxima versão especial do Huayra, poderá, muito bem, ser a mais feroz de todas elas.
Denominada Huayra R, esta nova edição promete seguir os passos do Zonda R, a versão mais radical do antecessor do Huayra.
O anúncio da chegada desta nova variante foi, de resto, feito, não somente através de um teaser, mas pelo próprio fundador da marca e antigo director-chefe de Engenharia da Lamborghini, Horacio Pagani.
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Pagani anunciou a decisão através de um vídeo sobre o Autostyle Design Competition 2020, um evento reservado, em particular, por designers automóveis e cuja participação depende de convite.
A decorrer desde o passado dia 24 de setembro, com workshops que se prolongarão durante as próximas semanas, será durante o evento, mais precisamente no dia 12 de novembro, que Horacio Pagani dará a conhecer "a génese do Huayra R".
Finalmente e embora, para já, envolvo num manto de secretismo, notícias já surgidas avançam que a futura versão do Huayra contará com um motor naturalmente aspirado, totalmente novo e feito especificamente para o Huayra R. Algo que, a concretizar-se, será, sem dúvida, uma importante novidade, especialmente tendo em conta a já longa ligação que os modelos Pagani têm à Mercedes e à AMG, em termos de motores.
Aliás, é já por demais conhecida a utilização, pelo construtor italiano, do V12 6.0 litros proveniente de Affalterbach, com uma potência que já chegou aos 839 cv e 1.100 Nm, utilizado no Huayra Imola. Algo que o próximo Huayra R não deverá, no entanto, alcançar, até pelo facto de não contar com o apoio de turbocompressores.
Ainda assim, o facto de, a exemplo do seu antecessor espiritual, Zonda R, o Huayra R ser, em princípio, uma proposta para utilização exclusiva em pista, e por isso despida de tudo o que é acessório, poderá compensar a menor potência e até garantir maior eficácia e prestações. Quiçá, até melhores que as do Zonda R, que, com os seus 1.070 kg, conseguia fazer uma volta a Nürburgring em apenas 6m47s; isto, há 13 anos!
Também no caso de se tratar de uma proposta para utilização exclusiva em pista, o Pagani Huayra apontará armas ao Lamborghini Essenza SCV12, outra proposta naturalmente aspirada cuja utilização só será possível em pista. O mesmo acontecendo com propostas como o Aston Martin Vulcan ou o McLaren P1 GTR.