Pagani C10. Novo teaser revela caixa de velocidades manual "fechada"

À semelhança de muitos desportivos de elevadas prestações, o novo Pagani C10 vai receber uma caixa de velocidades manual "fechada"...

À semelhança de muitos desportivos de elevadas prestações, o novo Pagani C10 vai receber uma caixa de velocidades manual "fechada" para garantir que todas as mudanças entram sequencialmente.  

O novo Pagani C10 vai receber uma caixa velocidades fechada, para possibilitar a um por cento dos utilizadores engrenarem as mudanças da forma mais espectacular possível.

Este tipo de transmissão possui uma placa de metal que obriga o seletor a passar através de ranhuras ou "portas". O sistema foi concebido para que as mudanças entrem sequencialmente, reduzindo o risco do condutor falhar uma passagem de caixa, engrenando a mudança numa relação de transmissão muito alta ou muito baixa.

O novo Pagani C10 vai receber uma caixa velocidades fechada, para possibilitar a um por cento dos utilizadores engrenarem as mudanças da forma mais espectacular possível. 

A única forma que um fabricante consegue recorrer a este tipo de transmissão é através da associação a um motor V12, algo que o sucessor do Huyara irá ter. Neste caso a opção recaiu no motor biturbo de 6,0 litros da AMG, embora também venha a ser disponibilizada uma caixa de dupla embraiagem. 

A Pagani publicou nas redes sociais um novo video que apresenta alguns pormenores do C10, deixando perceber que será bastante diferente do Huayra, designado internamente como C9.

O novo desportivo de elevadas prestações de Horacio Pagani parece manter as principais caraterísticas dos seus antecessores com os faróis redondos e as familiares quatro saídas de escape montadas na parte central da traseira.

Produção já esgotada

O curvilineo longo hipercarro de Modena também terá espelhos retrovisores em forma de folha, à semelhança do Zonda e do Huayra. As fotos-espia tinham revelado uma versão com jantes em preto e bronze que é a mesma deste video que também revela alguns detalhes como as entradas de ar laterais nos travões dianteiros.

LEIA TAMBÉM
Edição de aniversário. Pagani apresenta o Huayra BC Pacchetto Tempesta

Anunciado originalmente em outubro de 2021, o C10 terá cerca de mais 40 cv do que o Huayara. A mais recente criação de Pagani, o Codalunga, oferece uma potência de 840 cv e um binário de 1100 Nm, transmitidos às rodas através de uma caixa sequencial de sete velocidades da Xtrac.

Voltando à transmissão será interessante ver se a versão com caixa manual terá a mesma potência do que a automática ou se a opção com selector das velocidades irá limitar a potência do V12.

A produção de 280 a 300 unidades do Pagani C10 já está esgotada e isso é extensível a todas as versões (coupé, roadster, edição especial).