Batizado de Utopia, é a mais recente criação da Pagani Automobili , tendo como ponto de partida o hiperdesportivo C10 e desenvolvida segundo os inputs recolhidos junto dos clientes da marca. Os quais terão, de resto, de esforçar-se para assegurar uma unidade, visto que, pelo menos para já, o fabricante apenas pondera fabricar 99...
Ostentando um nome que a marca assume ter ir buscar ao livro de Thomas Moore, 'Utopia', de 1516, no qual o filósofo descreve aquele que seria o mundo ideal, o Pagani Utopia é, no entanto e também segundo revela a marca italiana em comunicado, um produto resultante das ideias, opiniões e desejos transmitidos por muitos dos já clientes do fabricante.
De resto e ainda na fase inicial de criação do Utopia, a Pagani decidiu contactar proprietários de outros modelos da marca de San Cesario sul Panaro, na região de Modena, Itália, e questioná-los sobre aquilo que gostariam de ter um Pagani. Sendo que e ainda segundo o fabricante, os pedidos terão sido, basicamente, três: "Simplicidade, leveza e prazer de condução".
Assim e apenas para começar, o Pagani Utopia recorre a um monocoque construído nas ligas Carbo-Titanium HP62 e Carbo-Triax HP 62 da marca, acrescido de sub-chassis dianteiro e traseiro em aço Chromoly. Sendo que, acoplado, surge igualmente um V12 6.0 biturbo com um ângulo de 90° entre os cilindros, fornecido pela Mercedes-AMG.
Anunciando uma potência máxima oficial de 863 cv às 6.000 rpm, assim como um binário de 1.100 Nm entre as 2.800 e as 5.900 rpm, por revelar, desta "utopia", ficam, no entanto, as prestações e consumos.
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Já no capítulo da transmissão, os clientes podem optar entre uma transmissão manual automatizada Xtrac de sete velocidades, que a Pagani garante ser a caixa de velocidades mais rápida de que é possível dispor, com as suas engrenagens helicoidais, embora e para os puristas, também disponibilize uma verdadeira transmissão manual de sete velocidades, com pedal de embraiagem.
Seja qualquer for a escolha, assegurado estará sempre um eixo traseiro com diferencial eletromecânico, assim como um sistema de travagem Brembo com discos de carbo-cerâmica e seis pistons à frente, mais 4 pistons atrás. Ao qual não faltam, sequer, extratores em fibra de carbono, responsáveis por afastarem o ar quente dos discos.
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[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/09/PaganiUtopia2022Galeria_lateral.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/09/PaganiUtopia2022Galeria_frte.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/09/PaganiUtopia2022Galeria_trasportasabertas.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/09/PaganiUtopia2022Galeria_topo.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/09/PaganiUtopia2022_destaque2.jpg]Quanto às rodas, ligadas a uma suspensão de braços duplos em alumínio e amortecedores controlados eletronicamente, a escolha da Pagani recaiu num set de jantes em alumínio forjado de 21 polegadas à frente e 22 polegadas atrás, revestidas por uns personalizados - até têm a silhueta do carro gravada nas paredes laterais!... - pneus Pirelli PZero Corsa 265/35 como rodas dianteiras e 325/30 como traseiras.
Contudo e a pensar, em particular, nos clientes que disfrutarão do Utopia em áreas do globo de temperaturas mais baixas, a marca italiana também poderá substituir os PZero Corsa, por uns Pirelli SottoZero. Neste caso, bem mais adaptados a essas realidades mais frias.
Minimalista na estética, ultra-leve no peso
Sobre a estética, bem mais minimalista do que, por exemplo, no Zonda, surge expressa numa carroçaria fabricada naquilo que a Pagani designa de um "novo tipo de fibra de carbono Classe A", na qual é possível encontrar, igualmente, vários elementos aerodinâmicos ativos. Embora e neste caso, integrados de forma mais subtil e discreta.
Aliás e graças também à escolha do material para a carroçaria, o Utopia anuncia não somente 38% mais de rigidez torcional, como um peso total em seco que não ultrapassa os 1.280 kg. Valor para o qual contribui, ainda, um sistema de escape em titânio com quatro saídas, cujo peso pouco excede os 6 kg.
Habitáculo 'back to basics'
Já no habitáculo, uma espécie de 'back to basics', com o Utopia a fugir àquela que é a tendência, na maior parte dos automóveis, de recorrerem a ecrãs digitais e tácteis, para exibir não mais que um pequeno ecrã, entre o velocímetro analógico e o tacómetro.
Já na consola central, o próprio sistema de informação e entretenimento dá lugar uma fileira de instrumentos, interruptores e controlos, ao mesmo tempo que, tanto o volante, como os pedais, são fabricados, segundo a marca, a partir de um único bloco de metal.
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[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/09/PaganiUtopia2022Galeria_tablier.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/09/PaganiUtopia2022Galeria_caixavelocidades.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/09/PaganiUtopia2022Galeria_bancos.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/09/PaganiUtopia2022Galeria_destaque.jpg]Apenas 99
A terminar, referir apenas que a Pagani Automobili anunciou já não estar a pensar fabricar mais do que 99 unidades deste Utopia, tal como optou por não divulgar o preço que cada unidade custará.
Igualmente "no segredo dos deuses", ficam as datas de entrega das primeiras unidades.