A Pagani Automobili acaba de apresentar aquele que se pensa ser o último dos Huayra - o Pagani Huayra R. Proposta para utilização exclusiva em pista, a anunciar uma potência de 850 cv a partir de um V12 muito especial, mas do qual apenas serão produzidas 30 unidades.
Marca automóvel com 30 anos de história, mas que, durante esse período, deu ao mundo apenas dois modelos - o Zonda e o Huayra -, a Pagani Automobili prepara-se agora para se despedir, também, do seu segundo carro. A exemplo do que aconteceu com o Zonda, colocando um ponto final da existência do sucessor, através do lançamento de uma última versão, hiper-desportiva e não menos exclusiva, denominada - como não poderia deixar de ser... - 'R'.
Homologada apenas para utilização em pista, esta nova e última versão do Pagani Huayra até poderá parecer pouco diferente do Huayra "standard", mas a verdade é que, debaixo de uma carroçaria, em muitos aspectos, idêntica à de outras versões, estão as maiores e principais novidades que fazem deste Huayra R, uma proposta de excepção!
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A justificação começa, desde logo, no motor, um V12 desenhado e preparado à medida pela HWA AG, subsidiária da Mercedes-Benz para a competição, e, portanto, com outros atributos do V12 "normal" que a marca da estrela há muito fornece para os carros da marca italiana.
Resultado desta parceria, um bloco capaz de debitar 850 cv de potência e 750 Nm de binário, com o red-line a surgir apenas às 9.000 rpm. O que, além de prometer, em conjunto com um sistema de escape feito à medida, uma sonoridade verdadeiramente arrasadora - aliás, a Pagani garante que este Huayra tem o mesmo som dos Fórmula 1 de outrora -, faz antever, igualmente, um prazer na exploração, dificilmente comparável.
Aliás e ainda sobre a sonoridade deste Huayra R, a marca italiana adianta que este também pode equipar silenciadores, capazes de reduzir a nota de escape abaixo dos 110 decibéis que são o limite imposto pela FIA. Ainda que, acreditamos nós, já não deva ser a mesma coisa...
A Pagani revela, igualmente, que o Huayra R tem por base um chassis monocoque feito em carbono e titânio, o qual utiliza o próprio motor e transmissão como parte integrante do conjunto, de forma a assegurar maior rigidez.
Quanto à potência produzida pelo V12, é enviada, através de uma caixa sequencial não sincronizada de seis velocidades, apenas para rodas traseiras, com a presença de flaps activos na traseira a ajudarem a garantir um downforce, a 320 km/h, de 1.000 kg. Até porque o modelo pesa apenas 1.050 kg, quando em vazio.
A terminar, referir, apenas, que a Pagani Automobili tem previsto fabricar não mais que 30 exemplares deste Huayra R, com cada uma das unidades a custar 2,6 milhões de euros, ainda antes dos impostos.
Mas que será um carro único e para guardar, disso, não temos dúvidas...