O programa de testes que avalia os níveis de proteção dos automóveis chegados ao mercado europeu revelou os primeiros classificados em cada categoria no último ano. Com o Volvo XC60 a sagrar-se como o grande vencedor, aqui ficam os galardoados em cada segmento como os melhores em segurança do Euroncap em 2017. Foi desvendado o balanço final em termos de segurança dos novos veículos que entraram em comercialização na Europa ao longo dos últimos doze meses, através do organismo responsável pelos crash-tests a nível continental. Como habitualmente acontece todos os anos, surgiu agora a lista com os melhores em segurança do Euroncap em 2017, com a entidade a destacar o facto da maior parte dos carros ter conseguido obter as cinco estrelas, mesmo com a crescente exigência das provas a que são submetidos. Na Turbo também tínhamos já feito uma análise, com metodologia específica, para destacar os modelos que tinham mais altas avaliações de segurança, um ranking onde, como agora nesta lista, o grande vencedor foi o Volvo XC60. https://www.youtube.com/watch?v=l8KD94eFv6Y Segundo refere o European New Car Assessment Programme, isto demonstra a crescente preocupação com os níveis de segurança, mesmo que tenham surgido durante o ano algumas notícias desagradáveis, como ocorreu com o Mustang da primeira vez que foi às provas e , especialmente, com o Fiat Punto, responsável pelo pior resultado de sempre nos testes. Por esse motivo, é destacada a diferença na classificação entre os modelos novos e aqueles que são mais antigos ou foram apenas alvo de restylings, que tiveram pior performance devido à avaliação inferior em parâmetros como as assistências de segurança e os sistemas de retenção. [https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/Subaru-Impreza_EU-Version-2018-1280-01.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/476912.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/489048.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/489054.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/489063-1.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/489778.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/492290.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/492296.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/489063-1111-1.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/489063-22222.jpg] O Secretário-Geral desta entidade já fez uma análise aos resultados, e congratulou a VW, Subaru, Opel e Volvo pela presença na lista dos melhores em segurança do Euroncap em 2017 . Numa declaração. Michiel van Ratingen começa por dar os "Parabéns à Volkswagen. A vitória em três categorias é um grande feito e sublinha o compromisso da empresa em oferecer os mais altos níveis de proteção aos seus clientes. A Subaru e a Opel [que até foi criticada em 2017 pelo Ampera-e] também ofereceram produtos líderes nas várias categorias, e a Volvo continua a sublinhar a sua reputação pela segurança".
Descubra os piores de segurança em 2017
A questão das assistências de segurança foi um dos pontos destacados pelo Euroncap, pela forma como os fabricantes estão a incorporar cada vez mais estes novos apoios para reduzir a sinistralidade rodoviária. Exemplo disso é a deteção de peões, integrada em 82% dos modelos avaliados e já no equipamento-base em 62% dos casos. O mesmo acontece com a assistência de velocidade, que surge em 92% dos carros e vem de origem em 82% dos avaliados. No comentário aos melhores em segurança do Euroncap em 2017 foi ainda destacada a preocupação crescente com os ocupantes mais novos e dos lugares traseiros, pois já 96% das viaturas tem pelo menos dois lugares compatíveis com as "cadeirinhas" das novas dimensões "I-Size" e 94% contempla pré-tensores dos cintos de segurança e limitadores de peso nos lugares da retaguarda. Em 2017 celebrou-se o 20º aniversário do Euroncap. Ao longo dessas duas décadas estima-se que os crash-tests realizados pelo organismo já tenham salvo 78000 vidas na Europa.
Descubra os piores de segurança em 2017
A questão das assistências de segurança foi um dos pontos destacados pelo Euroncap, pela forma como os fabricantes estão a incorporar cada vez mais estes novos apoios para reduzir a sinistralidade rodoviária. Exemplo disso é a deteção de peões, integrada em 82% dos modelos avaliados e já no equipamento-base em 62% dos casos. O mesmo acontece com a assistência de velocidade, que surge em 92% dos carros e vem de origem em 82% dos avaliados. No comentário aos melhores em segurança do Euroncap em 2017 foi ainda destacada a preocupação crescente com os ocupantes mais novos e dos lugares traseiros, pois já 96% das viaturas tem pelo menos dois lugares compatíveis com as "cadeirinhas" das novas dimensões "I-Size" e 94% contempla pré-tensores dos cintos de segurança e limitadores de peso nos lugares da retaguarda. Em 2017 celebrou-se o 20º aniversário do Euroncap. Ao longo dessas duas décadas estima-se que os crash-tests realizados pelo organismo já tenham salvo 78000 vidas na Europa.