Toyota Land Cruiser – O Guerrilheiro
É certamente um dos jipes mais fáceis de encontrar em qualquer local do mundo, pois foi exportado pela marca para todos os continentes. A sua história começa com o nome Toyota BJ, em 1951, tendo mudado o nome para Land Cruiser em 1954 pois com a sua internacionalização era necessário encontrar um nome mais universal para competir com rivais como o britânico Land Rover. Mas o início da sua história remonta ao Bantam MKII que o exército imperial encontrou em 1941 nas Filipinas, e que deu origem ao desejo dos nipónicos criarem um veículo similar. Já após o fim do conflito mundial, em 1951 começa quando a Toyota viu ser aceite o seu pedido para fabricar um veículo militarizado com origem no
Jeep Willys para a Guerra da Coreia. [https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/05/bj_title_01.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/05/index_title.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/05/20-30_title_01.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/05/40_title_01.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/05/55_title_01.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/05/60_title_01.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/05/70_title_01.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/05/80_title_01.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/05/90_title_01-1.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/05/100_title_01.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/05/120_title_01.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/05/index_title-11111.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/05/index_title-22222.jpg] Logo em 1951 foi notícia por ser o primeiro automóvel a alcançar o sexto patamar da escalada ao Monte Fuji,capacidade que lhe valeu a entrada imediata nas forças policiais japonesas. E em 1958 tornou-se no primeiro modelo da marca a ser produzido fora do Japão, pois passou a ser fabricado também no Brasil. Aqui ganhou em 1962 o nome de Toyota Bandeirante quando o motor original foi trocado por outro fornecido pela Mercedes. É um dos mais versáteis modelos da história dos SUV e jipes, pois já surgiu com capota em lona, teto rígido, diversas configurações de cabina (até o Troop Carier com bancos laterais ao estilo militar) e em versões com três e cinco portas. Um dado mais negativo da sua história foi a ligação a vários conflitos. A guerra entre a Líbia e o Chade em 1987 é mesmo conhecida por alguns como "Toyota War", dada a grande quantidade de modelos Land Cruiser e Hilux utilizados no conflito. Mais recentemente, a marca foi mesmo inquirida para se descobrir como estes dois modelos caíram em quantidades tão significativas nas mãos do Estado Islâmico, chegando mesmo a surgir acusações de que eles podiam ser considerados como parte da assinatura de marca do sistema de propaganda do ISIS. [https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/05/020913toy-a.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/05/020913toy-b.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/05/020913toy-e.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/05/62926-a-toy.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/05/62926-b-toy.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/05/62926-c-toy.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/05/62926-d-toy.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/05/62926-e-toy.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/05/62926-f-toy.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/05/62926-g-toy.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/05/62926-h-toy.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/05/62926-i-toy.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/05/62926toy.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/05/020913toy-a-11111.jpg] Mas existe um lado bem mais positivo das suas imensas capacidades off-road, pois é profusamente utilizado por organizações não-governamentais e equipas de preservação da natureza e parques nacionais. E até apoia as equipas de observação que se deslocam ao Polo Sul durante o verão austral! Uma das razões é o facto de depender pouco da eletrónica, permitindo que seja facilmente reparado mesmo nos mais remotos locais do planeta. E assim é seguramente uma garantia de que estas equipas conseguem fazer o seu trabalho. Tem uma vida longa, com dez gerações lançadas desde 1951 que são focadas nas capacidades off-road ou no conforto. Além disso, também serve de base para outros modelos da marca, como acontece com o Lexus LX comercializado em solo americano. Mostrando também a ligação aos modelos mais recentes e ecológicos, e também graças às suas capacidades off-road, foi o apoio ao Prius que em março se aventurou pelos caminhos do antigo Rali Dakar.