Partindo de uma análise ponderada dos resultados do EuroNcap, mas com a diferenciação entre aqueles que considerámos os fatores mais importantes para a segurança nos automóveis, esta é a lista da Revista Turbo com aqueles que consideramos os quinze carros mais seguros de 2017. A segurança é um ponto que deve merecer especial atenção no momento de adquirir um automóvel, já que toda a gente gosta de sentir que está envolvido por um resistente casulo protetor que evita que os acidentes tenham consequências nefastas. Esta é uma área onde os fabricantes e os legisladores têm vindo a apostar, de forma a reduzir as estatísticas da sinistralidade rodoviária. Agora revelamos aqueles que, na nossa opinião, foram os modelos que tiveram melhor comportamento nos crash-tests do EuroNcap e que, portanto, consideramos que são os quinze carros mais seguros de 2017. [https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/Subaru-XV-2018-1280-01.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/Subaru-Impreza_EU-Version-2018-1280-04.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/Jaguar-F-Pace-2017-1280-04.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/Jaguar-F-Pace-2017-1280-04-1.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/489768-11111.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/489768-22222.jpg] Queremos desde logo referir que este não é o ranking ponderado feito por esta entidade europeia, sendo uma análise realizada pela própria Revista Turbo mas com base nos resultados obtidos nos testes aos automóveis. Como tal, passamos a explicar a metodologia aplicada:
-
Por considerarmos que são as duas principais áreas em foco e com especial importância para a segurança, foi dado um peso 3 à proteção aos ocupantes adultos e aos ocupantes menores.
-
Tendo em conta que os atropelamentos continuam a ser uma das maiores causas da sinistralidade rodoviária mortal, especialmente em ambiente urbano, foi dado um Peso 2 aos registos obtidos neste parâmetro
-
Apesar de serem cada vez mais importantes, foi dado Peso 1 às assistências de segurança. Efetivamente ajudam a evitar que ocorram os acidentes, e mesmo a reduzir os seus efeitos, mas optamos por considerar que elas são "auxiliares" e como tal não deviam ter a mesma importância que os restantes parâmetros.
-
Foi feita a multiplicação de cada um dos fatores em análise pelo EuroNcap (proteção aos adultos x3, proteção aos menores x3, proteção aos peões x2 e assistências) e obtido o resultado final na soma destes valores. Indicamos também a média ponderada, ao dividir o resultado final pelo total dos "pesos" (9).