Na terceira geração do Opel Vivaro, a versão mais vendida vai ser a de chassis médio (L2), aqui analisada com a motorização diesel de 120 cv e nível de equipamento Enjoy.
Com a aquisição da Opel pelo Grupo PSA terminou a parceria com a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi para o desenvolvimento e produção de veículos comerciais de dimensões médias.
Como consequência e por uma questão de sinergias, a terceira geração do Vivaro passou disponibilizada com base na moderna plataforma EMP2.
Pela primeira vez, a oferta deste modelo compreende, pela primeira vez, três comprimentos de carroçaria - 4,6 metros, 4,95 metros e 5,3 metros - em vez dos anteriores dois.
Mas agora só está disponível uma altura de tecto, com 1,9 metros na maior parte das variantes. Além do furgão fechado Cargo, a gama inclui um "crew-cab" até seis lugares, um chassis-cabina e uma variante Combi de passageiros.
Sistema Flexcargo
Genericamente, a terceira geração do Vivaro é mais curta e estreita do que a anterior e a largura entre as cavas das rodas também diminuiu, mas o volume útil de carga é ligeiramente superior, graças a um pequeno crescimento na altura interior e ao menor espaço ocupado pelas cavas das rodas.
Para otimizar o espaço de carga, o Vivaro oferece ainda o prático sistema FlexCargo no lado do passageiro, que inclui uma tampa na antepára entre o compartimento de carga e a cabina para possibilitar o transporte de objetos mais longos.
No design exterior, o Vivaro carateriza-se por apresentar proporções equilibradas e projeções de carroçaria curtas, sendo a associação visual à marca alemã assegurada pela grelha dianteira.
Nível Enjoy
O habitáculo disponibiliza um ambiente acolhedor e agradável, enquanto o posto de condução oferece um conforto similar ao de um ligeiro de passageiros. Os bancos são ergonómicos, estando todos os comandos visíveis e ao alcance fácil do condutor.
Encontrar a melhor posição de condução não é complicado, graças às possibilidade de regulação em altura, inclinação e alcance do banco. Por outro lado, o volante é fixo.
A posição de condução elevada garante uma boa visibilidade da estrada e das condições de trânsito, embora os espelhos exteriores pudessem apresentar dimensões superiores ou campo duplo. Para ultrapassar essa limitação está disponível o alerta de ângulo morto, embora seja opção.
Bastantes espaços para arrumações
O painel de instrumentos, ligeiramente sobreelevado, oferece uma boa leitura, enquanto a consola central integra um ecrã tátil, que permite gerir o rádio, o telefone e aceder às definições do veículo.
Destaque ainda para a possibilidade de rebatimento das costas do banco do passageiro, permitindo a criação de uma mesa de trabalho para documentos, um computador portátil ou um tablet.
Espaços para arrumações não faltam, desde um pequeno compartimento por baixo do assento central, passando pelas bolsas nas portas, o porta-luvas ou o recetáculo na consola central.
No mercado nacional, o Vivaro Cargo está disponível em dois níveis de equipamento: Essentia e Enjoy. Todas as versões contam com porta lateral deslizante, rádio Bluetooth com USB, airbag para condutor e passageiro, programador de velocidade com limitador, assistência ao arranque em subidas.
Ampla lista de opcionais
A versão Enjoy, que corresponde à unidade ensaiada, acresce o banco do passageiro duplo, o ar condicionado, os sensores traseiros de estacionamento, o sistema de infoentretenimento multimédia com ecrã tátil de sete polegadas, os sensores de chuva e luminosidade.
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Esta dotação também pode ser reforçada com diversos opcionais, incluindo o banco para dois passageiros com compartimento de arrumação (455€), porta lateral com abertura elétrica (495€), sensores de estacionamento dianteiros e traseiros que compreende alerta de ângulo morto, espelhos retrovisores elétricos aquecidos e faróis de nevoeiro (595€) ou a câmara traseira 180º (370€).
Motor de 120 cv
A versão com maior procura da gama Vivaro Cargo será a de chassis médio (L2) que apresenta um comprimento exterior de 4,95 metros.
O compartimento de carga oferece um volume útil de 5,3 m3, graças à combinação de um comprimento interno de 2,51 metros, uma largura de 1,28 metros e uma altura de 1,22 metros.
Em caso de necessidade está disponível o prático sistema FlexCargo, que permite aumentar o comprimento interno para os 3,67 metros e o volume útil para os 5,8 m3.
A acessibilidade é assegurada por portas traseiras de batente, que podem abrir num ângulo até 180º, e por uma porta lateral deslizante. O plano de carga encontra-se a 54 centímetros do solo.
No capítulo mecânico, uma das motorizações disponibilizadas é a 1.5 D de 120 cv, que, em associação com uma caixa manual de seis velocidades, oferece um bom compromisso entre prestações e consumos (6,4 l/100 km registados pelo computador de bordo.
Quanto ao preço, o Vivaro Cargo 1.5D 120 cv L2 Enjoy é proposto a partir de 30.430 euros, podendo, no entanto, chegar aos 32.345 euros da unidade ensaiada.
Ficha técnica
Preço | 30.430€ (32.345€ unidade ensaiada) |
Motor | 4 CIL; 1499 CC; 120 CV; 3500 RPM |
Transmissão | Dianteira; 6 Vel; Man |
Peso | 1656 KG |
Comp./Larg./Alt. | 4,95/2,01/1,93 m |
Consumo | 6,0 L/100 KM (WLTP) / (Teste 6,4 l/100 KM) |
Emissões | 158 G/KM |
IUC | 53 euros |
Equipamento
Porta lateral deslizante, rádio Bluetooth com USB, airbag para condutor e passageiro, programador de velocidade com limitador, assistência ao arranque em subidas, banco do passageiro duplo, o ar condicionado, os sensores traseiros de estacionamento, o sistema de infoentretenimento multimédia com ecrã tátil de sete polegadas, os sensores de chuva e luminosidade.