A Opel anunciou os preços do furgão elétrico Vivaro-e que estará disponível em quatro variantes de carroçaria, dois níveis de equipamento e um total de 28 versões.
O primeiro furgão elétrico da Opel, Vivaro-e, já está disponível para encomenda nos concessionários oficiais da marca, estando agendada a chegada das primeiras unidades para o próximo mês de novembro.
Em função do tipo de utilização, o Opel Vivaro-e será proposto em duas capacidades de bateria, 50 kWh e 75 kWh, que possibilitam autonomias até 230 km ou 330 km, respetivamente.
Para responder às diferentes necessidades de operação, o comercial elétrico de dimensões médias da marca alemã é disponibilizado em quatro variantes de carroçaria - Cargo, Cabina Dupla, Plataforma e Combi - e dois níveis de equipamento no furgão (Essentia e Enjoy). No total, a oferta será constituída por 28 versões diferentes.
O motor elétrico do Vivaro-e desenvolve uma potência máxima de 100 kW e um binário de 260 Nm, proporcionando um desempenho superior à da maioria dos veículos comerciais elétricos.
A velocidade máxima está limitada eletronicamente a 130 km/h, permitindo a operação sem constrangimentos em autoestrada cumprindo os limites legais, preservando ao mesmo tempo a autonomia.
Bateria com garantia de oito anos
Para carregar a bateria, a Opel anuncia várias opções, desde uma wall-box até um posto de carga rápida ou mesmo uma ligação doméstica.
O recurso a um posto de carga rápido de 50 kWh permite recuperar até 80% da capacidade da bateria de 50 kWh em cerca de 30 minutos, demorando essa operação mais 15 minutos se o veículo estiver dotado com a bateria de 75 kWh.
A Opel disponibiliza carregadores de bordo que asseguram que os carregamentos se realizam no mais curto espaço de tempo e que a bateria (coberta por uma garantia de 8 anos/160.000km) tem uma vida útil longa.
No mercado português, o novo Vívaro-e contará de série com um carregador de bordo monofásico de 7,4 kW, oferecendo em opção um carregador de bordo trifásico de 11 kW.
Para maximizar a facilidade de utilização do Vívaro-e, o "OpelConnect", a app "myOpel" e os serviços "Free2Move" – a marca de mobilidade do Groupe PSA – oferecem soluções especiais para veículos elétricos. Os serviços estão disponíveis através de aplicações para dispositivos móveis.
Capacidade de carga inalterada
Com uma altura máxima de 1,9 metros, o Opel Vivaro-e foi projetado para oferecer uma capacidade de transporte quase similar à versão equivalente com motor de combustão interna. A marca anuncia valores de carga útil até 1275 km e pesos brutos de 2800 kg ou 3100 kg.
O Vivaro-e está disponível em três comprimentos de carroçaria. A versão L1 de 4,6 metros preenche a gama entre os segmentos de furgão e de transporte de passageiros. Com um diâmetro de viragem de apenas 11,3 m, é também extremamente manobrável em espaços apertados.
LEIA TAMBÉM
Grupo PSA. Toda a gama de comerciais eletrificada até 2021
O sistema FlexCargo, que permite aumentar o espaço de carga no lado do passageiro dianteiro graças a uma rede divisória articulada, oferece a possibilidade de incremento do volume útil de carga para 5,1 m3.
Esta solução assegura o transporte de objetos com um comprimento máximo de 3,32 m. As versões "L2" (4,95 m) e "L3" (5,30 m) apresentam volumes úteis máximos de carga de 5,8 e 6,6 m3.
Tecnologicamente avançado
À semelhança das variantes com motores de combustão interna, o Opel Vivaro-e pode ser equipado com avançados de sistemas de assistência à condução. Além do Head-Up Display, o Vivaro-e inclui o Alerta de Desvio de Trajetória, Reconhecimento Alargado de Sinais de Trânsito, Alerta de Cansaço do Condutor, Programador de Velocidade Semi-adaptativo, Alerta de Colisão Dianteira Iminente e Travagem Automática de Emergência.
Os sistemas Radio Multimedia e Multimedia Navi Pro do Vivaro-e integram um grande ecrã tátil de 7,0 polegadas. Ambos integram as funções principais do telefone através de Bluetooth, com comando por voz, e são totalmente compatíveis com Apple CarPlay e Android Auto.
Em termos de gama, as versões Essentia do furgão oferecem dois lugares na cabina, estando disponíveis a partir de 39.180 euros. O nível de equipamento Enjoy está associado aos três lugares, sendo proposto a partir de 40.480 euros.
A oferta da marca alemã inclui ainda versões de cabina dupla com seis lugares, nível de equipamento Enjoy, e preços desde 43.500 euros.
Com o objetivo de responder a necessidades específicas de transformação, o Vivaro-e também é comercializado numa versão Plataforma, com nível de equipamento Essentia, e preços a partir de 40.440 euros.
A gama é complementada por versões de nove lugares, nos três comprimentos de carroçaria, designadas Combi, estando disponíveis a partir de 47.770 euros.