A partir do verão vai estar disponível a versão elétrica do Opel Vivaro, que estará disponível em três comprimentos de carroçaria e duas opções de bateria. A autonomia pode chegar aos 330 km em ciclo WLTP
A Opel revelou a versão elétrica do comercial de dimensões médias, Vivaro-e, que está disponível em três comprimentos de carroçaria e uma autonomia até 330 quilómetros em ciclo WLTP. As encomendas arrancam já neste verão, seguindo-se as primeiras entregas ao longo do ano. O Vivaro-e é produzido na mesma fábrica e nas mesmas linhas das versões equipadas com motores diesel.
O Vivaro-e vai ser proposto em duas versões de bateria: 75 kWh para uma autonomia de até 330 quilómetros em ciclo WLTP; ou 50 kWh para uma autonomia de até 230 quilómetros. Como a versão elétrica já estava prevista nos planos iniciais do novo Vivaro, a bateria encontra-se alojada sob o compartimento de carga para não penalizar a capacidade nem o volume útil. A marca alemã sublinha que a capacidade de carga do Vivaro-e é quase "tão generosa" com da versão diesel.
Em função das necessidades dos clientes, o Vivaro-e vai ser comercializado em três versões: L1 apresenta um comprimento exterior de 4,6 metros, 1,90 metros de altura e volume útil de 4,6 m3: L2, com 4,95 metros de comprimento e volume útil de 5,8 m3; L3, com 5,30 metros de comprimento e 6,6 m3. As portas laterais deslizantes a as amplas portas traseiras garantem um acesso sem restrições à zona de carga ou ao compartimento de passageiros porque além do furgão de mercadorias também estarão disponíveis as versões Combi de passageiros e chassis-cabina.
Motor de 100 kW
O sistema de propulsão elétrico do Vivaro-e é assegurado por um motor que desenvolve uma potência de 100 kW (136 cv) e um binário de 260 Nm, proporcionando um desempenho superior à maioria dos veículos comerciais. A velocidade máxima está limitada eletronicamente a 130 km/h, permitindo a operação em autoestrada, preservando ao mesmo tempo a autonomia.
O carregamento da bateria do Vivaro-e poderá ser assegurado por várias soluções, desde um cabo de carregamento doméstico até um posto de carga rápida ou uma wallbox. A utilização de um posto público de 100 kW DC permite recuperar até 80% da capacidade de 50 kWh em cerca de 30 minutos ou em 45 minutos se estiver equipado com uma bateria de 75 kW.
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A Opel vai oferecer carregadores de bordo que asseguram que os carregamentos se realizam no mais curto espaço de tempo e que a bateria (coberta por uma garantia de 8 anos/160.000km) tenha uma vida útil longa. No mercado nacional, o Vivaro-e contará com um carregador de bordo trifásico de 11 kW ou um carregador de bordo monofásico de 7,4 kW, de série. A vasta oferta de cabos e wallboxes garante que os clientes do Vivaro-e podem encontrar e utilizar os postos de carregamento em praticamente todo o lado.
Carregamento remoto
Para facilitar a utilização do Vivaro-e, o OpelConnect, a 'app' "myOpel" e os "Free2Move Services" vão disponibilizar soluções especiais para veículos elétricos. A função "Charge My Car" da app "Free2Move Services" permite o acesso a mais de 140 mil pontos de carregamento em toda a Europa e inclui o processo de pagamento. Para ser ainda mais fácil aos clientes escolher o ponto de carregamento correto, a app "Free2Move Services" faz uma pré-seleção com base na distância até esse ponto, na velocidade de carregamento e no preço da carga em vigor nas opções possíveis de carregamento público.
Com as funções de controlo remoto (e-remote) "OpelConnect", os clientes podem utilizar os seus smartphones para verificar o estado de carga da bateria ou programar o sistema de ar condicionado e os tempos de carregamento.Além disso, o portefólio "OpelConnect" abrange chamadas de emergência eCall e de assistência e inúmeros outros serviços, como o estado e informações do veículo. A função LIVE Navigation oferece informações de tráfego online em tempo real.
Assistência à condução
À semelhança das versões com motores de combustão interna, o Vivaro-e oferece uma gama ampla de sistemas de assistência ao condutor, que reforçam a segurança dos profissionais. Além do Head Up Display, o Vivaro-e inclui o Alerta de Desvio de Trajetória, Reconhecimento Alargado de Sinais de Trânsito, Alerta de Atenção do Condutor, Programador de Velocidade Semi-adaptativo, Alerta de Colisão Frontal e Travagem Automática de Emergência.
Sensores ultrassónicos nas placas dianteira e traseira do Vivaro-e alertam o condutor para a presença de obstáculos ao estacionar e monitorizam o "ângulo morto" lateral. Dependendo do nível do equipamento, a imagem da câmara traseira de 180 graus é apresentada no touchscreen de 7 polegadas. Os sistemas Radio Multimedia e Multimedia Navi Pro do Vivaro-e integram um grande ecrã tátil de 7,0 polegadas. Ambos possuem integração do telefone através dos sistemas Apple CarPlay e Android Auto. O Multimedia Navi Pro possui também navegação europeia em 3D.
Após o lançamento do Vivaro-e no verão deste ano, a gama de veículos comerciais elétricos da Opel vai ser reforçada em 2021 com o Combo-e e até 2024 está prevista uma versão eletrificada de todos os modelos de passageiros e comerciais ligeiros da Opel.