Opel. Primeiro Vivaro-e Hydrogen operado pela Miele

A primeira unidade do Opel Vivaro-e Hydrogen foi entregue à Miele e será operada na região de Frankfurt, na Alemanha. Equipado com três...

A primeira unidade do Opel Vivaro-e Hydrogen foi entregue à Miele e será operada na região de Frankfurt, na Alemanha. Equipado com três depósitos de hidrogénio, uma pilha de combustível, uma bateria de iões de lítio e um motor elétrico de 100 kW, este veículo consegue percorrer até 400 quilómetros sem outras emissões além vapor de água.

A Opel iniciou a produção em série do Vivaro-e Hydrogen em Rüsselsheim, na Alemanha, e revelou que a primeira unidade será operada pela Miele, fabricante germânico de eletrodomésticos premium.

Equipado com uma pilha de combustível a hidrogénio, o veículo realizará serviços diários na região do Reno-Meno, em redor de Frankfurt. Cada abastecimento de hidrogénio oferece uma autonomia superior a 400 quilómetros em ciclo WLTP.

"Com o novo Opel Vivaro-e Hydrogen estamos a inaugurar um novo capítulo na nossa estratégia de mobilidade sustentável", afirma Uwe Hochgeschurtz, CEO da Opel.

"Este conceito alia as vantagens da motorização com pilha de combustível a hidrogénio com a versatilidade e capacidades do nosso veículo comercial ligeiro mais vendido", sublinha o responsável da marca alemã.

Dois comprimentos

O Vivaro-e Hydrogen foi desenvolvido a partir da versão elétrica a bateria do Opel Vivaro-e a sua pilha de combustível de 45 kW consegue produzir energia suficiente para uma condução contínua em autoestrada. O abastecimento dos três depósitos de hidrogénio demora apenas três minutos, aproximadamente o mesmo tempo de um veículo de combustão, a gasóleo ou gasolina.

Opel Vivaro-e Hydrogen (2021)

O Vivaro-e Hydrogen dispõe igualmente de uma bateria de iões de lítio com capacidade de 10,5 kWh que não só funciona como reserva de autonomia para 50 quilómetros quando se esgota o hidrogénio nos depósitos como também pode fornecer uma potência de pico no arranque ou sob forte aceleração.

A bateria também funciona em conjunto com a travagem regenerativa enquanto a configuração 'plug-in' permite recarregar a bateria externamente, estando o Vivaro-e Hydrogen equipado com um carregador de bordo trifásico (11 kW) e com um cabo de carregamento de modo 2 de série.

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O Opel Vivaro-e Hydrogen é proposto em dois comprimentos de carroçaria - M e L (4,95 e 5,30 metros) - e disponibiliza a mesma volumetria das versões equivalentes com motor de combustão interna, isto é, um volume útil até 5,3 ou 6,1 m3. A carga útil pode chegar aos 1000 kg.

Assistência à condução

Uma ampla gama de sistemas de assistência à condução é disponibilizada no novo Vivaro-e Hydrogen, desde a câmara panorâmica traseira com visão de 180 graus, passando pelo alerta de ângulo cego ou o estacionamento pilotado, dianteiro e traseiro.

Opel Vivaro-e Hydrogen (2021)

O sistema de informação e entretenimento Multimedia Navi Pro funciona através de reconhecimento de voz ou do ecrã tátil a cores, sendo compatível tanto com Apple CarPlay como com Android Auto. 

O sistema de navegação oferece mapas europeus, orientação dinâmica de rotas e TMC. Os utilizadores também podem refrigerar ou aquecer o veículo durante o carregamento através dos serviços "OpelConnect" e programar carregamentos com a aplicação "myOpel".