A Opel vai comercializar a versão elétrica plug-in com pilha de combustível do seu furgão de dimensões médias. O Vivaro-e Hydrogen chega no outono em dois comprimentos de carroçaria e autonomia até 400 quilómetros.
A Opel vai iniciar as entregas do novo comercial Vivaro-e Hydrogen no próximo outono, que oferece uma autonomia elétrica superior a 400 quilómetros em ciclo WLTP.
Este comercial ligeiro elétrico plug-in equipado com pilha de combustível será proposto em dois comprimentos de carroçaria - 4,95 e 5,30 metros - estando direcionado para os utilizadores que necessitem de proceder a abastecimentos rápidos do seu comercial elétrico. Cada depósito de hidrogénio demora cerca de três minutos a abastecer, sensivelmente o mesmo tempo para proceder ao reabastecimento de um veículo convencional com motor de combustão.
O novo Vivaro-e Hydrogen foi desenvolvido a partir do Vivaro-e, alimentado a bateria, contando com duas portas laterais. O conceito "plug-in" com pilha de combustível do novo comercial elétrico de dimensões médias da Opel possibilita a integração de todo o "pack" das células de combustível juntamente com o motor elétrico de tração no compartimento sob o capot dianteiro do veículo de produção.
Três depósitos de hidrogénio
A bateria de tração do Vivaro-e de 75 kWh foi substituída por três depósitos de hidrogénio de 700 bar de pressão. Construídos em fibra de carbono, os cilindros podem ser abastecidos em apenas três minutos, disponibilizando, depois de cheios, uma autonomia superior a 400 quilómetros.
Esta solução permitiu utilizar a base da versão elétrica a bateria sem ser necessário realizar quaisquer modificações, mantendo inalterado o volume útil do compartimento de carga que oferece 5,3 m3 na versão média e 6,1 m3 na longa. A capacidade de carga útil, por seu lado, aumenta para 1100 kg.
A pilha de combustível desenvolve uma potência de 45 kW, permitindo assegurar uma condução contínua em autoestrada. Por baixo dos bancos dianteiros foi montada uma pequena bateria de iões de lítio, com uma capacidade de 10,5 kW, que tem a função de não só disponibilizar a potência máxima quando esta é necessária, nos arranques e durante as fases de aceleração.
A bateria recebe também a energia recuperada pelo sistema de travagem regenerativa e pode ser carregada externamente num posto de carregamento, garantindo uma autonomia adicional para 50 quilómetros.
Produzido na Alemanha
O Vivaro-e Hydrogen vai ser produzido pela Opel Special Vehicles, em Rüsselsheim, onde também está localizado o "Competente Centre for Hydrogen and Fuel Cells" da Stellantis.
"O hidrogénio pode vir a ser o elemento central de um futuro sistema energético integrado e eficiente, livre de combustíveis fósseis", defende o CEO da Opel, Michael Lohscheller.
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"A Opel tem mais de 20 anos de experiência na tecnologia de veículos com pilha de combustível a hidrogénio. É difícil encontrar outro sistema de motorização que combine zero emissões, autonomia de condução elevada e tempo de abastecimento de apenas três minutos."