A Opel já tem uma gama completa de comerciais elétricos. Uma das propostas é o Vivaro-e Cargo, com bateria de 75 kWh e autonomia de 330 km. Compartimento de carga é igual ao da versão de combustão, assim como o volume útil.
A Opel pretende tornar-se numa marca puramente elétrica até 2028, altura em que terá feito a transição de toda a sua gama de produtos para motores puramente elétricos. Um dos pilares da sua estratégia de eletrificação é o dos veículos comerciais e atualmente todos os modelos deste segmento já oferecem uma opção sem emissões.
O ponta de lança nos comerciais elétricos da Opel foi o Vivaro-e, que está disponível nos mesmos três comprimentos de carroçaria das variantes de combustão - L1 (4,60 m), L2 (4,95 m) e L3 (5,30 m) - e em dois níveis de equipamento, Essentia e Enjoy.
Em função das necessidades operacionais são propostas duas opções de bateria, com capacidades de 50 kWh ou 75 kWh, que oferecem autonomias de até 230 km ou 330 km, respetivamente. Para não comprometer a utilização da área de carga, a bateria está integrada no subchassis, entre os eixos dianteiro e traseiro. Esta solução tem a vantagem adicional de reduzir o centro de gravidade do veículo, garantindo uma maior estabilidade em curva.
Capacidade para três europaletes
Uma das versões disponíveis no mercado nacional do Opel Vivaro-e Cargo é a L2, com comprimento exterior de 4,95 metros, largura de 1,90 metros e altura de 1,92 metros. Com exceção do monograma Vivaro-e na porta traseira esquerda e na tampa da tomada de carregamento localizada na parte lateral dianteira, à frente do condutor não existe qualquer outro elemento visual que faça a distinção entre a versão elétrica e a de combustão.
A arquitetura modular EMP2 permitiu à marca alemã disponibilizar um compartimento de carga com um comprimento interno de 2,51 metros, uma largura de 1,62 metros - sendo de 1,25 metros entre as cavas das rodas - e uma altura de 1,39 metros. A combinação destas dimensões resulta num volume útil de carga de 5,3 m3 e na capacidade para o transporte de três europaletes.
A funcionalidade do compartimento de carga pode ser reforçada com o sistema FlexCargo que permite transportar objetos mais longos, com um comprimento até 3,67 metros, graças à abertura de uma tampa na divisória e ao assento elevável do banco do passageiro.
A acessibilidade ao compartimento de carga é assegurado por duas portas traseiras simétricas, que podem abrir num ângulo até 180º, ou por uma porta deslizante no lado direito com uma largura de 93,5 cm e uma altura de 1,24 metros.
Comandos específicos
O habitáculo oferece um ambiente acolhedor e agradável, sem grandes luxos ou requintes, e uma posição de condução elevada, do tipo SUV. Para encontrar a posição mais adequada atrás do volante, o utilizador tem a possibilidade de regular o assento em altura, inclinação e alcance. Além disso, a coluna da direção também é ajustável.
Com o objetivo de acolher os novos comandos específicos da versão elétrica, o painel de bordo foi redesenhado, incluindo o ë-Toggle, localizado na consola central, que permite selecionar as diferentes funções da transmissão - Park, Rear, Neutral, Drive e Break - ou o seletor dos três modos de condução: Eco, Normal e Power.
O painel de instrumentos, de fácil leitura, também é específico, destacando-se o indicador de potência, que substitui o conta-rotações tradicional, assim com o indicador do nível de carga da bateria e da autonomia restante.
A consola central possui um ecrã tátil de sete polegadas que não só permite gerir o rádio, o telefone, o sistema de navegação conectada ou as definições, mas também as especificações elétricas do veículo como o fluxo de energia, as estatísticas de consumo ou o carregamento diferido.
A cabina conta com quase 100 litros de arrumação, destacando-se o porta-luvas inferior com tomadas jack e 12V, as bolsas nas portas, o porta-copos no painel de bordo ou o pequeno compartimento aberto na parte superior da consola central.
Linha motriz elétrica
À semelhança de outros modelos elétricos do Grupo Stellantis, o Opel Vivaro-e Cargo está dotado com uma cadeia de tração constituída por um motor elétrico de 100 kW (136 cv), uma caixa de velocidades com uma única relação e uma bateria de iões de lítio.
O motor elétrico assegura a tração às rodas dianteiras em função do modo de condução selecionado: Normal, Eco ou Power.
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Independentemente do modo de condução selecionado, o Vivaro-e Cargo surpreende pelas suas prestações, designadamente ao nível da aceleração - típica de um elétrico com a disponibilidade imediata de binário logo no arranque - e nas recuperações. Para não penalizar a autonomia, a velocidade máxima está limitada a 130 km/h.
Impressionante é igualmente o sistema de travagem regenerativa, que permite recuperar alguns quilómetros de autonomia, sobretudo se o utilizador optar pela combinação dos modos de condução Eco e B, ambos ativados na consola central.
Durante o ensaio foi possível alcançar um consumo médio de 19,9 kW/100 km, abaixo dos 26,3 kWh/100 km anunciados pela marca. De acordo com precários médios divulgados pela UVE (Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos), isto representa um custo de 3,781 euros por cada cem quilómetros percorridos em tarifa doméstica simples ou 7,562 euros num posto público lento. A autonomia de 330 quilómetros da bateria de 75 kWh da unidade ensaiada também não se afastou muito da realidade, com o computador de bordo a indicar 310 km.
Para recuperar a capacidade da bateria, a Opel propõe várias alternativas, desde o carregamento numa tomada doméstica de 220V até à carga rápida num posto de 100 kW, operação essa que pode variar entre 47 horas e os 30 minutos (neste caso para 80% da capacidade), passando pela wallbox trifásica de 11 kW, assegurando uma carga completa em cinco horas.
Nível Enjoy
Disponível nos níveis de equipamento Essentia e Enjoy, o Vivaro-e Cargo conta com uma dotação de série que inclui porta lateral deslizante, rádio Bluetooth com USB, airbag duplo, programador de velocidade com limitador, assistência ao arranque em subidas.
A versão Enjoy, que corresponde à unidade ensaiada, acresce o Pack Visibilidade (sensores de luminosidade e chuva), travão de estacionamento elétrico, faróis de halogénio, ar condicionado, sensores de estacionamento traseiros.
Esta dotação pode ser reforçada com diversos opcionais presentes na unidade ensaiada, destacando-se o banco do passageiro duplo Flexcargo, rebatível com arrumação / alçapão, rádio multimedia Navi Intellilink, carregador de bordo de alta tensão de 11 kW (trifásico), câmara de estacionamento traseiro de 180º (Visual Park Assist). No total são 1505 euros em opcionais que acrescem aos 48.048 euros ao valor base, elevando o preço final da unidade ensaiada para 49.553 euros.
A longo prazo, o custo de investimento inicial pode ser amortizado com os baixos custos de utilização, desde que o proprietário tenha uma infraestrutura própria de carregamento. Por outro lado, a autonomia superior a 300 quilómetros é mais do que superior para a maioria das operações de distribuição urbanas e suburbanas. Por outro lado, a condução é efetuada em modo "Enjoy the Silence", como diz a canção da banda britânica Depeche Mode.
Ensaio publicado originalmente na Turbo Comerciais 47 - abril / maio de 2022
Ficha técnica
Opel Vivaro-e Cargo Enjoy L2H1 3 LUG 75 kWh
PREÇO | 48.048 € (49.553 € unidade ensaiada) |
MOTOR | ELÉTRICO; 100 kW (136 cv); |
BINÁRIO | 260 NM |
TRANSMISSÃO | Dianteira; 1 Vel; Auto |
COMP./LARG./ALT. | 4959/1899/1920 MM |
D.E.E. | 3275 MM |
PESO BRUTO | 3015 KG |
TARA | 2176 KG |
CARGA ÚTIL | 839 KG |
VOLUME ÚTIL | 5,3 M3 |
CONSUMO | 26,3 kWh/100 KM (WLTP) (Teste 19.9,0 kWh/100 KM) |
AUTONOMIA | 330 KM |
EMISSÕES | 0 G/KM |
IUC | 0 € |
Equipamento
Pack Visibilidade (sensores de luminosidade e chuva), travão de estacionamento elétrico, faróis de halogénio, ar condicionado, sensores de estacionamento traseiros