Opel. Versões desportivas eletrificadas recebem a designação GSe

A Opel anunciou o regresso da designação GSe como a submarca topo de gama que se destina a identificar as versões eletrificadas

A Opel anunciou o regresso da designação GSe como a submarca topo de gama que se destina a identificar as versões eletrificadas mais dinâmicas e desportivas.

A Opel decidiu recuperar a submarca GSe para identificar as versões mais equipadas e desportivas da nova gama eletrificada, cujo conceito também foi redefinido.

Se, no passado, a sigla era abreviatura de Grand Sport Einspritzung" (Grand Sport Injection), tal como ostentado no Commodore GS/E e no Monza GSE, passará a representar, no futuro, o conceito "Grand Sport electric".

Além de uma estética mais musculada, baseada na mais recente linguagem de design da Opel, as novas versões GSe vão contar com uma configuração de chassis concebida para proporcionar um elevado nível de prazer e envolvimento na condução.

À semelhança de todos os modelos Opel, a marca promete que a gama GSe será "à prova da Autobahn" graças a intensivos testes levados a cabo nas autoestradas alemãs. Além disso, os modelos GSe combinarão estes valores com a opção de mobilidade local sem emissões, redefinindo os níveis desempenho atuais.

Recorde-se que recentemente a Opel apresentou o Manta GSe, que constitui uma interpretação moderna do lendário Manta de 1970. Aquele modelo demonstra como as linhas da década de '70 do século passado ainda são intemporais.

Manta-e GSe é pioneiro

A Opel sublinha que aquilo que era "escultural e simples" há meio século atrás ainda hoje se enquadra perfeitamente na filosofia de design da marca. 

O Opel Manta GSe constitui também uma homenagem ao Manta A que, mais recentemente, serviu de inspiração ao design do novo rosto da marca, o Opel Vizor, que integra organicamente, num único módulo, a grelha, o sistema de iluminação e o emblema Blitz da marca.

LEIA TAMBÉM
Das máquinas de costura à mobilidade elétrica. Opel comemora o 160º aniversário

O Manta-e GSe segue também o caminho "simply electric" da Opel rumo à eletrificação da marca, sejam veículos de passageiros ou veículos comerciais ligeiros. A Opel estabeleceu o objetivo de ser uma marca totalmente elétrica na Europa até 2028. 

Os primeiros passos começaram a ser dados com a disponibilização de uma versão eletrificada de cada modelo da sua gama até 2024 e a descontinuação das motorizações de combustão em alguns modelos de passageiros derivados de comerciais. Assim, desde o início de 2022 que só se encontram em comercialização as versões elétricas do Combo Life, Vivaro Combi e Zafira Life.