A Opel vai estrear quatro modelos eletrificados na centésima edição do Salão Automóvel de Bruxelas. Em destaque estarão o Astra Electric, o Mokka Electric, o Astra Sports Tourer GSe e o Grandland GSe.
A Opel vai apresentar a sua gama eletrificada na 100ª edição do Salão Automóvel de Bruxelas, que se realiza entre os dias 14 e 22 de janeiro de 2023. Todos os modelos expostos pela marca alemã serão totalmente elétricos ou híbridos com bateria recarregável externamente (plug-in).
Nesta edição do Salão de Bruxelas, a Opel vai apresentar ao público quatro modelos novos, incluindo o Astra Electric, que também é o primeiro elétrico de segmento C da marca alemã.
O Opel Astra Electric recebe uma bateria de iões de lítio de 54 kWh que alimenta um motor elétrico que desenvolve uma potência de 115 kW (156 cv) e um binário de 270 Nm, garantindo acelerações rápidas e uma velocidade máxima de 170 km/h.
Segunmdo a Opel, a bateria oferece uma autonomia de até 416 quilómetros. Para recuperar a capacidade existem várias possibilidades, incluindo numa estação de carregamento rápido de 100 kW que permite carregar até 80% de cerca de 30 minutos.
O Astra Electric vem equipado de série com um carregador de bordo trifásico de 11 kW para carregamento rápido em corrente alternada através de uma wallbox em casa.
A segunda estreia da Opel no Salão de Bruxelas é o Mokka Electric, equipado com a mesma bateria de 54 kW do Astra Electric e que no caso do SUV-B da marca alemã permite aos condutores percorrer até 406 quilómetros em vez dos anteriores de até 338 quilómetros, um aumento na autonomia de aproximadamente 20%.
Submarca GSe em destaque
Além da gama elétrica, a Opel também vai apresentar ao público os primeiros elementos da nova família eletrificada GSe (Grand Sport Electric), onde se destacam o Astra Sports Tourer GSe o SUV topo de gama Grandland GSe.
Os novos recém-chegados foram projetados para serem a novas referências ao nível do chassis e do feedback dado ao condutor. A Opel sublinha que os modelos GSe foram concebidos para serem ainda mais ágeis e precisos: direção, suspensão e travões respondem imediata e diretamente a qualquer comando do condutor.
A tecnologia KONI FSD permite diferentes características de amortecimento, dependendo da situação, para um comportamento preciso e um elevado conforto.
O Astra Sports Tourer GSe e o Astra GSe de cinco portas estão dotados com uma linha motriz híbrida com bateria recarregável externamente que oferece uma potência combinada de 225 cv (165 kW) e um binário máximo de 360 Nm. Em termos de eficiência, a marca anuncia um consumo de gasolina de 1,1 litros nos primeiros cem quilómetros e emissões de de 25 g/km.
SUV Grandland GSe
O Grandland GSe, por sua vez, é ainda mais ambicioso em termos de desempenho: combina a potência de um motor a gasolina, sobrealimentado, de 1,6 litros e dois motores elétricos, um em cada eixo. Isto resulta numa potência de 300 cv (221 kW), um consumo de 1,3 l/100 km nos primeiros cem quilómetros e emissões de 29 g/km.
LEIA TAMBÉM
Opel revela primeiras imagens do Astra Electric
A tecnologia híbrida plug-in torna o Grandland GSe num SUV potente e desportivo com tração elétrica permanente às quatro rodas, incluindo uma excelente motricidade e assegurando uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 6,1 segundos e uma velocidade máxima de 235 km/h (135 km/h em modo puramente elétrico).