Numa altura em que eventos do género em todo o mundo procuram reerguer-se e, no caso específico do Salão Automóvel de Frankfurt, acresce ainda a transferência do evento para Munique, eis que uma das principais marcas alemãs, desiste de marcar presença no certame: a Opel.
O anúncio foi feito por um porta-voz do novo proprietário da Opel, a Stellantis, que, em declarações à publicação norte-americana Automotive News, deixou a garantia de que, não só a marca de Rüsselsheim, mas "todas as marcas do grupo Stellantis não marcarão presença na edição deste ano do Internationale Automobil-Ausstellung, que terá lugar em Munique".
Assim e além da Opel, também a Peugeot, a Citroën, Fiat, Alfa Romeo e Jeep, entre outras marcas propriedade da Stellantis, não marcarão presença no evento de Munique.
Embora o grupo liderado pelo português Carlos Tavares não tenha avançado qualquer motivo para esta decisão, tudo aponta que a justificação esteja numa mudança de estratégia de marketing, igualmente já adoptada por outros fabricantes automóveis, e que por poupar os enormes investimentos que os salões automóveis exigem, direccionando-se para outro tipo de acções.
No caso da Opel, é preciso não esquecer que a marca alemã tem previsto apresentar a nova geração daquele que é um dos seus modelos mais importantes, o Astra, cerca de um mês - agosto - antes da abertura do maior salão alemão.
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Recorde-se que, ao contrário das marcas do grupo Stellantis, fabricantes como a Volkswagen, Audi, Porsche, Ford, Dacia, Polestar, Mercedes-Benz, BMW, Nio e Wey, anunciaram já a sua presença no evento de Munique.
Pelo contrário, Jaguar Land Rover, Toyota e Kia estarão entre as marcas que primarão pela ausência num certame em que têm presença igualmente confirmada algumas marcas de bicicletas, empresas tecnológicas e fornecedores.