Com apresentação marcada para o Salão de Genebra de 2017, o modelo chega ao mercado ainda durante o primeiro semestre. https://www.youtube.com/watch?v=cDi_QS0r_PM Já é conhecida a nova geração do Opel Insignia, que começa por ser revelado na versão Grand Sport, a que se vão juntar posteriormente a carrinha Sports Tourer e a versão mais aventureira Country Tourer. Com apresentação marcada para o Salão de Genebra, o modelo conta com uma nova arquitetura e reforça a vertente tecnológica, enquanto a mecânica fica assente em motores turbo a gasolina e diesel que podem surgir conectados a uma nova transmissão de oito velocidades. Mais leve em 175 kg, e com uma distância entre eixos superior em 92mm, a nova arquitetura permitiu também reduzir a distância ao solo em 29mm, para que o Insignia cumpra o objetivo estabelecido de se tornar a "referência no segmento dos grandes coupés". O Opel Insignia Grand Sport tem uma estética inspirada no Monza Concept, que dotou o modelo topo de gama do fabricante germânico de linhas mais aerodinâmicas e esculpidas. É o caso das laterais, onde a marca destaca as linhas descendentes do teto ao estilo dos coupés e também as formas bastante vincadas dos painéis das portas. A dianteira é dominada pela grelha proeminente, e numa posição mais baixa, em combinação com as óticas esguias, que ficam responsáveis por estrear a nova geração dos faróis Intellilux. Para a retaguarda a marca enfatiza também os grupos óticos com o perfil "dupla asa", que se aliam também à nova luz central de travagem para conferir um posicionamento mais high-tech ao topo de gama da Opel. [https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/02/Opel-Insignia-Grand-Sport-304987.jpg] O interior é definido por "linhas simples, superfícies suaves e materiais e acabamentos de alta qualidade", afirma o fabricante germânico, que indica que o modelo é um fiel representante do seu slogan "arte escultural aliada à precisão alemã". A isto junta-se um foco na ergonomia, através da incorporação dos bancos com a chancela da especialista nesta área, a AGR, além de quatro assentos contarem com aquecimento. Com áreas maiores, destacando-se o aumento do espaço para as pernas na traseira em 25mm, a bagageira do Insignia Grand Sport é de 490L extensíveis aos 1590L. O caráter intuitivo para a execução das operações é outro elemento-chave da berlina, com a Opel a afirmar que procurar manter os comandos alinhados com o condutor para uma experiência mais prazerosa e envolvente ao volante, a que se junta a aglomeração de diversas funções na consola central. Para apoiar o condutor de forma mais eficaz, o sistema OnStar ganha também um novo serviço de "Assistente Pessoal". A Opel avança que o novo Insignia Grand Sport contará com motores a gasolina e gasóleo com turboalimentação que podem surgir conectados a uma nova transmissão de oito velocidades. A marca afirma que a nova caixa garante que as "mudanças são efetuadas de forma praticamente impercetível e, com relações mais curtas, as recuperações de velocidade são facilitadas, mesmo a partir de baixas velocidades". Junta-se o novo sistema inteligente de tração integral com vectorização de binário, que pretende otimizar a transferência de potência para as rodas e maximizar a aderência ao piso em todas as situações. Uma última referência para o novo chassis FlexRide, que tem especificações próprias para o Insignia Grand Sport e permite optar entre os modos de funcionamento Standard, Sport e Tour na nova central eletrónica "Drive Mode Control".