Opel alinha no maior rali para automóveis clássicos da Alemanha

A Opel Classic vai alinhar no maior rali para automóveis clássicos da Alemanha, com uma extensão de 2252 quilómetros, e campeão Walter Röhrl

A Opel Classic vai alinhar no maior rali para automóveis clássicos da Alemanha, com uma extensão de 2252 quilómetros, e o campeão do mundo de ralis Walter Röhrl vai conduzir os Opel Commodore GS/E e Ascona 400. 

Entre 8 e 13 de agosto realiza-se o Olympia Rally '72 Revival, que terá um percurso total de 2252 quilómetros entre Kiel, no norte da Alemanha, e Munique, no sul, e será disputado ao longo de seis etapas diárias. 

A prova conta já com 197 equipas de nove países e um dos inscritos é o bicampeão do mundo de ralis Walter Röhrl, cuja carreira se iniciou há exatamente 50 anos no Rali Olympia original.

Opel Kadett Rallye - 1971

O piloto alemão descreve o Rali Olympia de 1972 como o rali do século. "Depois disto, nada foi igual ao que era antes," afirm, já que a seguir assinou o seu primeiro contrato com a equipa de fábrica da Opel. 

"Sob a orientação do preparador da Opel, Günter Irmscher, preparei-me para o meu primeiro Rali de Monte Carlo e para uma emocionante temporada de 1973 com o meu novo navegador Jochen Berger". 

O piloto bávaro ganhou o Campeonato da Europa de Ralis em 1974 num Opel Ascona A oficial e o título de campeão do mundo de pilotos (pela segunda vez) em 1982 com o Ascona 400. 

Bicampeão ao volante

No dia 11 de agosto, Walter Röhrl irá levar um Commodore GS/Eda Opel Classic de Colónia para Pferdsfeld. Foi num automóvel como este que Röhrl e Berger fizeram a sua estreia com a Irmscher/Opel no Rali de Monte Carlo em 1973. 

Walter Röhrl irá depois percorrer a segunda etapa de Pferdsfeld num Opel Ascona 400 - um automóvel com o qual celebrou numerosos sucessos, sobretudo a vitória no Rali de Monte Carlo em 1982. O destino do dia é o Speyer "Technik Museum", casa da maior exposição espacial da Europa. 

LEIA TAMBÉM
Visita virtual dá a conhecer os 160 anos de história da Opel

Para além dos clássicos da Opel conduzidos por Walter Röhrl, um Opel Kadett B especial será pilotado no Olympia Rally '72 Revival por Hermann Tomczyk, presidente da ADAC sport e pelo veterano do desporto automóvel, Günther Holzer, que irão partilhar o Rallye Kadett que foi conduzido pelos suecos Anders Kulläng e Bruno Berglund na década de 1970.

Olympia 1100 SR

Como a evocação do Rali Olympia não seria o mesmo sem o modelo da Opel com o mesmo nome foi inscrito um Olympia 1100 SR de 1967, equipado com motor de 60 cv. 

O Olympia 1900, mais potente, podia atingir uma velocidade máxima de 170 km/h, território exclusivo de veículos desportivos dessa altura.

Opel Olympia de 1967

"Estamos entusiasmados por podermos contribuir com estas preciosidades para este grande 'revival' através dos nossos modelos clássicos da Opel, tais como o Rallye Kadett de 1971 e o Commodore GS/E Coupé. E, claro, o Opel Olympia também desempenhará um papel à altura, ao igualar o nome do rali", afirma  Harald Hamprecht, Vice-Presidente da Opel.

O veículo zero do Olympia Rally '72 Revival vai ser o Opel Astra Híbrido Plug-In, que desenvolve uma potência de 180 cv e 360 Nm de binário, permitindo percorrer até 60 quilómetros em modo elétrico.