A nova geração do Opel Movano adota a conhecida base utilizada pelas marcas da Stellantis nos comerciais de grandes dimensões e também vai contar com uma versão elétrica, Movano-e.
A nova geração do Opel Movano, cuja comercialização está prevista ainda para este ano, vai abandonar a plataforma partilhada com a Renault para adotar a mesma base utilizada pelos furgões de grandes dimensões das marcas do Grupo Stellantis, designadamente o Fiat Ducato, o Peugeot Boxer e o Citroën Jumper.
A nova gama Movano será proposta em quatro comprimentos de carroçaria e três alturas de tecto, permitindo disponibilizar furgões com volumes úteis de carga entre 8,0 e 17 m3.
As portas da versão H3, com 2,0 metros de altura, encontram-se entre as maiores do segmento, juntamente com as portas traseiras com abertura a 180 graus e extensível a 270 graus.
A gama será comercializada com pesos brutos entre as 2,8 e as 4,0 toneladas, enquanto a capacidade de carga pode chegar às 2,1 toneladas, Com um plano de carga de 49,4 centímetros, uma largura de 1,42 metros entre as cavas das rodas e de 1,87 metros entre os painéis interiores, o compartimento de carga está preparado para facilitar as operações de carregamento e descarga da mercadoria.
A versão de cabina simples oferece uma única fila de bancos, com três lugares, enquanto a cabina dupla disponibiliza uma segunda fila de bancos para mais quatro passageiros.
A gama também estará disponível nas versões chassis-cabina, combi de passageiros e com plataforma aberta traseira e três lugares. O novo Movano também poderá ser utilizado como base para uma ampla gama de conversões, incluindo caixas basculantes e autocaravanas.
Também em versão elétrica
O novo Opel Movano recebe motores diesel de 2,2 litros, já homologados segundo a norma de emissões Euro 6d, que oferecem níveis de potência de 120 cv a 165 cv, proporcionando baixos consumos de combustível e reduzidas emissões de dióxido de carbono. O elevado binário disponível a baixos regimes situa-se entre os 300 Nm às 1500 rpm e os 370 Nm às 1750 rpm. A transmissão da potência e do binário às rodas dianteiras é assegurada por caixas manuais de seis velocidades.
Em complemento, a gama também contará com uma versão elétrica, denominada Movano-e, equipada com uma linha motriz elétrica que desenvolve uma potência de 90 kW (122 cv) e um binário de 260 Nm, com a velocidade máxima limitada eletronicamente a 110 km/h.
Em função da versão é possível optar entre packs de baterias de iões de lítio de 37 kWh ou de 70 kWh, possibilitando autonomias até 117 km ou 224 km, respetivamente, no ciclo combinado WLTP.
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As baterias foram instaladas por baixo do compartimento de carga, solução que permite manter inalterado o volume de carga, garantindo igualmente um centro de gravidade mais baixo, com benefícios ao nível da estabilidade em curva e da resistência ao vento lateral, mesmo com o Movano-e totalmente carregado.
O veículo dispõe igualmente de um sofisticado sistema de travagem regenerativa, que recupera a energia produzida em travagem ou desaceleração para aumentar a eficiência.
Sistemas de assistência
O novo Opel Movano vai contar com avançados sistemas de assistência à condução e alguns deles serão mesmos propostos de série. A extensa lista de equipamentos inclui a Travagem de Segurança Automática, Aviso de Ângulo Morto, "Trailer Merger Assist" e Alerta de Saída da Faixa.
O sistema "OpelConnect", a app "myOpel" e a marca de mobilidade "Free2Move Services" oferecem soluções especiais para veículos comerciais ligeiros, incluindo com motorização elétrica. Os serviços estão acessíveis através de apps. A função "Charge My Car" da app "Free2Move Services" permite aceder a pontos de carregamento em toda a Europa, incluindo a função de pagamento.
Para a gestão profissional de frotas, a solução telemática "Opel Connect" associada ao "Free2Move Services" pode fazer o seguimento da posição geográfica do veículo, otimizar trajetos, fazer a gestão da manutenção e de consumo de combustível, bem como disponibilizar conselhos para adotar uma condução mais económica.