Opel Mokka. Nova geração já está disponível em Portugal

A nova geração do Opel Mokka já está em comercialização em Portugal, sendo proposto em quatro níveis de equipamento.

A nova geração do Opel Mokka já está em comercialização em Portugal, sendo proposto em quatro níveis de equipamento - Edition, Elegance, GS Line e Ultimate -, três motorizações de combustão e uma elétrica. Os preços também já são conhecidos. 

A Opel iniciou a comercialização no mercado nacional da nova geração do Mokka, que é o primeiro modelo da marca a estar disponível com motorização elétrica e com motores de combustão, logo desde a abertura das encomendas.

Com um comprimento exterior de 4,15 metros, os novos Mokka e Mokka-e adotam a mais recente linguagem de design da Opel, destacando-se a secção dianteira que foi batizada de "Opel Vizor". Assemelhando-se a uma viseira protetora de um capacete, agrega a grelha, os faróis e logotipo da marca num único módulo. 

Opel Mokka

O conceito estético desta solução foi inspirado na primeira geração do Opel Manta. Para o novo Mokka, os estilistas reinventaram a grelha do Manta, que tinha módulos de faróis duplos numa superfície preta, emoldurada por uma estreita barra cromada.  

O "Vizor" do novo Mokka estende-se numa única superfície ao longo da frente do veículo, logo sob o capot, alargando-se visualmente e organizando toda a secção dianteira com um número reduzido de elementos. 

O interior também reflete a filosofia de um novo estilo simplificado e puro. O Mokka estreia o cockpit totalmente digital, designado por Pure Panel, que integra dois ecrãs digitais de grandes dimensões e está centrado no que é essencial. Ao contrário de tabliês sobrecarregados de informações e comandos, o Pure Panel apresenta um 'design' límpido, bem estruturado e de fácil leitura.

Plataforma CMP

O Mokka e o Mokka-e utiliza a plataforma multi-energia CMP (Common Modular Platform) do Grupo PSA, permitindo disponibilizar uma versão elétrica e motorizações a gasolina e gasóleo.

O Mokka-e recebe um motor elétrico de 100 kW (136 cv) de potência e 260 Nm de binário instantâneo. Em termos de prestações, a marca anuncia uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 9,1 segundos e uma velocidade máxima de 150 km/h. 

Opel Mokka

O sistema oferece à escolha três modos de condução: Normal, Eco e Sport. Com uma bateria de 50 kWh de capacidade, o novo Opel elétrico garante autonomia até 324 km (WLTP).

No que se refere ao motores de combustão, o Mokka é proposto com um propulsor a gasolina 1.2 Turbo PureTech com 100 cv ou 130 cv, ou, em alternativa, um bloco diesel de 1,5 litros com 110 cv.

Quatro níveis de equipamento

A nova geração Mokka e Mokka-e está disponível em quatro níveis de equipamento: Edition, Elegance, GLS e Ultimate. Todos partilham elementos como as jantes em liga leve, faróis de LED, ar condicionado, quatro vidros elétricos, volante forrado a couro, coluna de direção ajustável em altura e profundidade, sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, e espelhos retrovisores exteriores aquecidos reguláveis eletricamente.

Opel Mokka-e

No capítulo da segurança, para além dos 'airbags' frontais, laterais e de cortina, todos os Mokka têm de série alerta de cansaço do condutor, alerta de colisão dianteira iminente com travagem automática de emergência e deteção de peões, programador de velocidade com limitador e alerta de desvio de trajetória. 

LEIA TAMBÉM
Com motores térmicos e elétrico. Novo Opel Mokka já tem preços para Portugal

As versões mais equipadas, nomeadamente, Elegance, GS Line e Ultimate, oferecem de série sensor de luz, sensor de chuva, faróis de nevoeiro, câmara traseira de ajuda ao estacionamento, consola central dianteira com apoio de braços e duas entradas USB suplementares, rádio Multimedia com navegação e Opel Connect (Elegance e Ultimate), climatização automática, e fecho centralizado e ignição sem chave (Elegance e Ultimate). 

Em termos de preços, a versão de entrada 1.2 Turbo Edition 100 cv é proposta por 21.100 euros, enquanto a motorização de 130 cv já custa 22.600 euros. A caixa automática de oito velocidades custa mais dois mil euros.

Já a motorização diesel está disponível a partir de 24.500 euros. As restantes versões custam entre 23.600 euros e os 30.500 euros. Por sua vez, os preços da versão elétrica situam-se entre os 36.100 euros e os 41.100 euros.