Em modo elétrico. Opel prepara regresso da sigla OPC... no Mokka-e

Seguindo as pisadas de outros construtores, a Opel prepara-se para recuperar aquela que é a sua sigla mais desportiva, OPC, no Mokka-e.

Seguindo as pisadas de outros construtores, a Opel prepara-se para recuperar aquela que é a sua sigla mais desportiva, OPC, ou VXR nos mercados de volante à direita, desta feita e pela primeira vez, para aplicação num modelo elétrico: o Mokka-e OPC. E, com chegada prevista, já para 2022.

Sinónimo de 'Opel Performance Center', o acrónimo OPC tem tido, até hoje, na Opel, o mesmo peso que siglas como GTI tem para outras marcas e construtores.

Até aqui utilizada apenas em modelos com motor de combustão, a marca de Rüsselsheim prepara-se, agora e pela primeira vez, para atribuir este importante emblema, a um modelo 100% elétrico - o Mokka-e.

Também neste caso com o propósito de diferenciar aquela que passará a ser a versão mais desportiva do pequeno crossover, o caso só muda de figura porque, segundo algumas informações, o futuro Opel Mokka-e OPC não deverá registar qualquer acréscimo de potência. Mas, manterá, sim, o atual sistema de propulsão com 136 cv de potência e 260 Nm de binário, do qua faz ainda parte uma bateria de iões de lítio de 50 kWh, a garantir autonomias a rondar os 320 quilómetros.

Assim, diferenças face à versão standard, pouco mais que uma suspensão e direcção revistas, novos pára-choques, spoiler no tejadilho, jantes de novo design, bancos dianteiros desportivos, acabamentos específicos e gráficos personalizados, tanto no sistema de infotainment, como no painel de instrumentos.

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"Pretendemos introduzir uma nova versão Mokka VXR/OPC no início de 2022, impulsionada por um motor elétrico", anunciou, em declarações à britânica AutoExpress, o director da Vauxhall no Reino Unido, Stephen Norman. Acrescentando que, "no caso de estarem já a questionar-se sobre velocidade máxima e aceleração, respondo, desde já, que, os valores que atualmente anunciamos, já são mais do que suficientes. No entanto, também é verdade que podemos adicionar performance, de outras formas".

De resto e apesar das, à partida, modestas alterações, Norman mostra-se confiante de que o Opel Mokka OPC apresentará um nível de performance acima do esperado por qualquer pessoa". Defendendo, mesmo, que o modelo será "uma proposta de performance, no sentido mais nobre do termo, e não um vulgar carro para acelerar".

O Mokka-e

"Esta não será uma proposta que possa ser envergonhada por uma qualquer gama ST, oriunda de um dos nossos rivais", promete o mesmo responsável.

OPC também no Corsa, Astra... e Vivaro

Aliás, além do Mokka, também o Corsa-e, modelo que tempo por base a mesma plataforma do crossover, deverá vir a receber uma versão OPC, o mesmo acontecendo com a nova geração Astra e até com o furgão elétrico Vivaro-e.

2019 Opel Corsa-e

No caso do Astra, os rumores apontam para que venha a receber, não um sistema de propulsão 100% elétrico, mas uma solução híbrida plug-in, a debitar qualquer coisa como 304 cv de potência. Ou seja, um acréscimo a rondar os 50 cv, face ao rival Volkswagen Golf GTE.