Modelo marcante na história da marca de Rüsselsheim, o Opel Manta está de regresso à vida, desta feita, na forma de uma reinterpretação... elétrica. Mas, infelizmente, sem qualquer sinal de passagem à comercialização.
Modelo iconográfico na oferta da Opel, durante a última década de 70 do século passado, o Manta renasce, agora, como mais uma forma de promoção da Mobilidade Elétrica, aplicada num corpo cujas linhas, embora com um toque futurista, não esconde a linguagem de design aplicada no modelo original.
Baptizado, agora enquanto show-car, de Opel Manta GSe ElektroMOD, o veículo agora desvendado pela própria marca de Rüsselsheim, enquanto protagonista de um curto vídeo, estreia, desde logo, uma nova iluminação LED, a destacar-se naquela que é a nova frente da marca, denominada Vizor.
Esta nova frente encontra-se, de resto, já aplicada em modelos em comercialização, como é o caso do novo Mokka ou do Crossland, sendo que, o próximo modelo a recebê-la, deverá ser a próxima geração Astra.
LEIA TAMBÉM
Opel Mokka. Nova geração já está disponível em Portugal
Quanto aos aspectos técnicos que marcam este Opel Manta para o séc. XXI, continuam no segredo dos deuses, embora e até pelo desejo da marca alemã em homenagear o Manta original, tudo aponte para que, o sistema de propulsão elétrico surja conjugado apenas com tracção traseira.
A influência do Elektro-GT
Aliás, importa recordar que esta não é a primeira vez que a Opel desenvolve um coupé desportivo elétrico, pois, também há 50 anos atrás, a marca alemã deu a conhecer o Elektro-GT, proposta de desportivo zero emissões que, graças à utilização de dois motores elétricos, cada um a oferecer 118 cv de potência, conseguia acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas seis segundos.
Além deste feito e fruto da utilização de uma bateria de níquel e cádmio, o Elektro-GT anunciava uma autonomia de não mais que 44 quilómetros, e apenas caso fosse conduzido a uma velocidade constante de 100 km/h.
Ainda assim, este mesmo modelo, do qual só foi construída uma única unidade, mas que, ainda assim, acaba por estar também na base da criação do Opel Manta GSe ElektroMOD, fica para a história por ter fixado um total de sete novos recordes de velocidade para veículos elétrico, numa tentativa realizada em maio de 1971.
A eletrificação do futuro
Entretanto e já a olhar para o futuro, a Opel tem previsto eletrificar todos os seus modelos, até 2024, dando continuação a uma tendência já iniciada com o Corsa-e, o Combo-e, o Zafira-e e o Vivaro-e. Isto, além do lançamento de várias versões híbridas plug-in.
Quanto ao Opel Manta GSe ElektroMOD, para já conhecido apenas através do curto vídeo agora divulgado, deverá ser oficialmente "apresentado", durante as próximas semanas.