A Opel acaba de apresentar o mais recente restyling do seu SUV maior, o Grandland, atualizado segundo a mais recente linguagem de design da marca, mas também com novas tecnologias.
Apresentado ao mercado em 2017, o Opel Grandland atualiza-se, agora, segundo os mais recentes predicados da marca de Rüsselsheim, passando a integrar não somente a nova linguagem de design, marcada pelo característico Opel Vizor - frente estreada no novo Mokka -, como também uma série de novas tecnologias de vanguarda, em particular, no domínio da iluminação e da segurança.
Assim e começando pelo exterior, a integração do Opel Vizor e que pode contar, igualmente, com os faróis IntelliLux LED Pixel, solução composta por 168 elementos LED - 84 por farol - e que anuncia uma adaptação perfeita a todo o tipo de situações de condução.
A juntar a esta tecnologia, a integração do sistema Night Vision, sinónimo de uma câmara infravermelha capaz de detetar pessoas e animais até 100 metros à frente do Grandland, com base na sua diferença de temperatura em relação ao meio ambiente. Alertando, em seguida, o condutor, por exemplo, no Driver Info Centre integrado no ecrã digital de 12 polegadas.
LEIA TAMBÉM
Eletrificado. Futuro Opel Astra mostra primeiras imagens
Posto de condução igualmente renovado
De resto e ainda no que diz respeito ao condutor, um novo posto de condução, a partir de agora, marcado por dois ecrãs de dimensões generosas e integrados numa única unidade, que assim dão corpo ao Opel Pure Panel. Solução totalmente digital e que abdica de maior parte dos botões físicos, com o principal ecrã táctil central a poder ter até 10 polegadas.
Igualmente novo, é, em combinação com a transmissão automática, o Highway Integration Assist, tecnologia que, recorrendo a uma câmara e sensores de radar, combina vários sistemas para que o veículo consiga manter a distância para o veículo da frente, segundo a velocidade definida, mas também manter-se no centro da sua faixa. Sendo que a velocidade do Grandland vai aumentando, ou diminuindo, de forma a acompanhar o veículo da frente, podendo, também, imobilizar-se, caso necessário.
Graças à função "Stop & Go", o Grandland também consegue retomar automaticamente a condução, após uma paragem.
Finalmente e a par deste sistema, a presença de outras tecnologias de apoio à condução, como a câmara panorâmica de 360 graus, o assistente de estacionamento automático, o sistema de alerta de ângulo cego, além de, presente em todas as versões, o alerta de colisão dianteira com travagem automática de emergência, detecção de peões, alerta de saída de faixa, reconhecimento de sinais de trânsito, detecção de cansaço no condutor e programador de velocidade.
Já no domínio do conforto, a utilização daquilo que a Opel designa de "bancos ergonómicos ativos" para condutor e passageiro da frente, certificados pela agência independente alemã "Aktion Gesunder Rücken e.V.", e a prometerem uma excelente postura ao volante. A que se junta, depois, o Acesso e Arranque sem Chave e um portão traseiro cuja abertura, elétrica, pode ser feita com a simples passagem do pé por baixo do pára-choques traseiro.
Como sistema de info-entretenimento, o Multimedia Navi Pro, a que é possível acrescer os serviços OpelConnect, sendo igualmente compatível, tanto com Apple CarPlay, como com Android Auto.
Gama e preços dentro de "algumas semanas"
Proposto, também, com motorizações híbridas plug-in, o agora apresentado restyling do Opel Grandland, cuja produção está agendada para a fábrica de Eisenach, na Alemanha, deverá começar a ser entregue, nesse mesmo país, a partir do próximo outono.
Em Portugal, a Opel promete dar a conhecer gama e preços dentro algumas semanas, abrindo, então, a fase de encomendas para o seu atualizado SUV topo de gama.