O ano de 2022 está a ser, sem dúvida, uma data muito especial para a Opel: além da comemoração dos 160 anos de existência, está também a celebrar os 40 anos de um dos seus modelos mais emblemáticos, o Corsa, assim como os 30 anos da fundação da fábrica de Eisenach. Datas tão importantes quanto o assinalar daquele que é o veículo 75 milhões produzido - um Grandland GSe.
Hoje em dia uma das marcas automóveis com maior longevidade no mundo, a Opel acaba de acrescentar mais um feito marcante ao rol de comemorações que já tinha agendadas para este ano de 2022: a fábrica de Eisenach, na Turíngia, Alemanha, eu já se encontrava a comemorar os 30 anos de existência, acaba de fazer sair da linha de montagem o Opel número 75 milhões!
O veiculo, produzido numa época em que o mercado se volta para a eletrificação, é, nada mais, nada menos, que um produto destes novos tempos, um "jubileu" eletrificado e zero emissões – um Grandland GSe.
"75 milhões de automóveis Opel - um verdadeiro marco na história da produção automóvel da Opel", recorda, em comunicado, o CEO da marca do relâmpago, Florian Huettl, acrescentando que, "este número impressionante mostra o importante papel da Opel na democratização das tecnologias e soluções de mobilidade ao longo das décadas e para o futuro".
"Estamos a redefinir a mobilidade - com o objetivo claro de nos tornarmos uma marca totalmente elétrica na Europa até 2028, com automóveis que oferecem prazer de condução com responsabilidade. Os nossos novos modelos desportivos e eletrificados GSe são mais um passo nesta direção", concluiu.
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Recordar que a Opel anunciou recentemente a intenção de relançar a sigla GSe, agora sinónimo de 'Grand Sport eletric', como uma nova submarca para modelos dinâmicos e eletrificados. A qual passa a ter como representantes, além do Grandland GSe, o Astra GSe e o Astra Sports Tourer GSe.
No caso do Grandland GSe, o trem de força combina um motor 1.6 litros a gasolina, sobrealimentado, com dois motores elétricos - um em cada eixo -, para proporcionarem, em conjunto, uma potência máxima de 300 cv. Isto, com um consumo provisório de combustível WLTP, ponderado e combinado de 1,3 l/100 km, mas também emissões de CO2 de 31-29 g/km).
Com tração elétrica integral, o Grandland GSe anuncia, ainda, uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos, a par de uma velocidade máxima é 235 km/h, ou 135 km/h em modo puramente elétrico.
Ao mesmo tempo e a visar um carácter especialmente dinâmico, a promessa de uma calibração única de suspensão e direção, que recorre a molas e amortecedores mais firmes com tecnologia FSD (Frequency Selective Damping) da KONI.
Os marcos de um longo percurso
Entretanto e além deste verdadeiro motivo de celebração que é a produção do veículo 75 milhões, referência obrigatória, nesta caminhada, não apenas para modelos lendários como o 4/8 hp "Doktorwagen" de 1909 ou o 4/12 hp "Laubfrosch", mas também para marcos como o Käpitan, que em 1940 deu origem ao veículo um milhão e, já em 1956, ao Opel dois milhões.
Já em 1971, o surgimento do Opel 10 milhões, um Rekord C Caravan, e, em 1983, a unidade 20 milhões, um Senator CD. Sendo que, ainda na mesma década, o veículo número 25 milhões, um Omega A Caravan, produzido na fábrica-sede da Opel.
Finalmente, em dezembro de 1999, o surgimento do Opel número 50 milhões, uma berlina Omega de cor prateada da então geração B