Novo Opel Grandland cresce com motorizações térmicas e elétricas

A Opel revelou as primeiras informações sobre a nova geração do SUV Grandland, que será maior maior do que o seu antecessor e contará...

A Opel revelou as primeiras informações sobre a nova geração do SUV Grandland, que será maior maior do que o seu antecessor e contará com motorizações térmicas, eletrificadas, e elétricas a bateria, sendo anunciada uma autonomia.

A Opel revelou a nova geração do SUV Grandland que deverá chegar no final deste ano e será disponibilizado com motorizações térmicas e elétricas a bateria com autonomia de até 700 quilómetros.

O novo Grandland vai ter um posicionamento acima do Frontera e em comparação com o modelo atual vai ser significativamente, com um crescimento de 17,3 centímetros no comprimento exterior, 1,9 centímetros na altura e 6,4 centímetros. Isto significa que vai ter 4,65 metros de comprimento, 1,91 metros de largura e 1,66 metros de altura.

A distância entre-eixos também é maior, passando a ser de 2,78 metros. Como resultado, o volume da bagageira aumentou 36 litros, enquanto os ocupantes dos lugares traseiros beneficiam de mais dois centímetros de espaço para as pernas.

https://youtu.be/UKN1WXq0QK4?si=dDuJMkGi79wx6p5p

O novo Grandland é o primeiro Opel a ser construído com base na plataforma STLA Medium nativa para BEV da Stellantis. Graças à nova arquitetura, ao novo conjunto de baterias planas com 73 kWh ou 98 kWh de capacidade, ao motor elétrico de nova geração e às funcionalidades de poupança de energia, como a bomba de calor, a versão elétrica deste SUV será capaz de proporcionar uma autonomia elétrica WLTP de até cerca de 700 quilómetros.

A Opel sublinha que também serão garantidas paragens curtas para carregamento. Numa estação pública de carregamento rápido, são necessários 26 minutos para recuperar até 80% da capacidade da bateria.

Opções mild-hybrid e PHEV

Apesar da intenção da Opel de se tornar numa marca elétrica até 2028, o novo Grandland vai continuar a ser proposto com uma motorização de combustão que inclui um bloco a gasolina de três cilindros de 1,2 litros e um sistema híbrido suave de 48V, estando ainda prevista uma opção híbrida com bateria recarregável externamente (PHEV), que oferece uma autonomia de até 85 quilómetros em ciclo WLTP.

No que se refere à imagem, o novo Grandland apresenta, pela primeira vez num modelo de produção em série, muitas das características de design estreadas no protótipo Opel Experimental como, por exemplo, o Vizor 3D com o logótipo Blitz iluminado, colocado no centro e a inscrição "Opel" permanentemente iluminada na traseira. 

Outros destaques incluem o sistema de iluminação Intelli-Lux Pixel HD com 51 200 elementos individuais (25 600 em cada lado) para uma distribuição de luz de alta-definição.

Com base na situação do tráfego, os objetos próximos são detetados por uma câmara e a iluminação Intelli-Lux Pixel Matrix HD corta esses objetos com ainda mais precisão do que as tecnologias Matrix Light padrão e fornece um feixe de luz mais brilhante e homogéneo, sem que os outros utilizadores da estrada não sejam encandeados.

Assistência à condução

O habitáculo é caraterizado por mais elementos arrojados e puros em combinação com um ambiente acolhedor e envolvente. Arquitetonicamente, a disposição do interior enfatiza um tema horizontal, com linhas que atravessam o painel de bordo até às portas, aumentando a sensação de largura e espaço, enquanto o ecrã central de 16 polegadas, ligeiramente orientado para o condutor, e a consola central alta proporcionam uma sensação desportiva. 

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O painel de instrumentos digital fornece informações essenciais ao utilizador, permitindo que se concentre na condução e, em combinação com o head-up display Intelli-HUD, evita a necessidade de tirar os olhos da estrada. 

O SUV topo de gama da Opel contará com uma extensa gama de sistemas de assistência ao condutor, incluindo o Cruise Control Automático com função Stop & Go, o Reconhecimento Alargado de Sinais de Trânsito, a Adaptação Inteligente da Velocidade e o In Crash Braking, um sistema que tem como objetivo ajudar a evitar uma colisão secundária em caso de acidente, todos de série.