São os primeiros efeitos da compra da Opel pela PSA (Peugeot-Citroën). Embora estivesse em desenvolvimento há cerca de dois anos, aqui está o Opel Crossland X, um crossover urbano de tração dianteira que já utiliza a plataforma do futuro Peugeot 2008 e motores PSA. Com 4,21 m de comprimento, o Crossland X é ligeiramente mais curto que o Mokka e também recebe um X no nome, tal como o Mokka X. É feito na fábrica da Opel em Saragoça, Espanha, e utiliza motores PSA, como o tricilíndrico de 1.2 litros a gasolina (81 CV atmosférico ou com turbo, 110 CV ou 130 CV) e o turbodiesel 1.6 D (99 CV ou 120 CV). Numa primeira apresentação estática do carro, feita em Cascais, a Opel divulgou-nos os primeiros preços: 17 900€ para a versão mais acessível a gasolina e 22 800€ para o diesel mais barato. O Crossland X chega ao mercado nacional no final de junho próximo e promete uma bagageira com 410 litros, muito espaço para os cinco ocupantes e, acima de tudo, um habitáculo versátil, com a vantagem de permitir a regulação longitudinal (individual) da fila traseira de bancos. Com estes na posição mais avançada, a mala pode chegar aos 520 litros mantendo a lotação de cinco. As costas dos bancos traseiros também são reguláveis na inclinação em três posições. O painel frontal tem parecenças com o do Mokka, incluindo ao centro um ecrã de 8 polegadas no qual está assegurada a conetividade (Apple Carplay e Android Auto), assim como o serviço Opel OnStar, com alerta imediato em caso de acidente e serviço de concierge com assistente online, disponível em todas as versões. Câmara traseira, sensores de estacionamento, alerta de faixa e apoio ao arranque em subida são equipamentos incluídos na gama, assim como os faróis integrais LED adaptativos com comutação automática de máximos, head-up display e travagem autónoma de emergência com reconhecimento de peões. A Opel garante que, ao contrário do Mokka, o Crossland X pagará sempre classe 1 nas portagens nacionais.