Disponível em Outubro. Novo Opel Astra chega a Portugal no início de 2022

Depois do desvendar online, a Opel acaba de apresentar, in loco, o novo Opel Astra, cujas primeiras unidades chegam a Portugal em 2022.

Esta é a nova geração do Opel Astra. Poderá ser encomendado a partir de outubro e as primeiras unidades chegam a Portugal no início do próximo ano.

Poucos meses depois chegará a carrinha Sports Tourer e em 2023 será a vez da versão elétrica pura Astra-e.

Por enquanto o novo Opel Astra estará disponível com motores a gasolina, Diesel e híbrido Plug-in, neste caso com dois níveis de potência, numa gama que propõe um leque de desempenho que vai dos 110 aos 225 cv.

O novo Opel Astra
O novo Opel Astra

A nova geração Opel Astra assume um Design renovado, com a nova frente Vizor que carateriza os modelos mais recentes da marca, onde se destacam os faróis diurnos em forma de lâmina. Idêntica configuração tem a iluminação traseira. A Opel anuncia também nova geração da tecnologia de iluminação adaptativa Intelli-Lux LED Pixel Light, com 168 elementos LED.

LEIA TAMBÉM
À venda no Outono com PHEV. Novo Opel Astra mostra-se em pleno

O novo Astra poderá ser equipado com muitos e recentes sistemas automatizados de assistência à condução, onde se destacam o "head-up display" e o Intelli-Drive 2.0, este a integrar várias câmaras e sensores.

Maior e "à prova de Autobahn"

Nos seus 4,37 m de comprimento (mais 4mm que a geração anterior) por 1,86 m de largura o novo Astra conseguiu crescer 13 mm na distância entre eixos (2675 mm). A mala anuncia-se com 1250 litros de volumetria máxima com os bancos rebatidos.

No habitáculo encontramos o conceito Pure Panel, que envolve dois ecrãs digitais, um para a instrumentação, outro para a informação de bordo e entretenimento.

O Pure Panel faz parte do equipamento do novo Astra
O Pure Panel faz parte do equipamento do novo Astra

Por fora está disponível em opção a pintura em dois tons, com o tejadilho contrastante.

A plataforma EMP2 multienergia, partilhada pelo Grupo Stellantis (PSA e Fiat-Chrysler) do qual a Opel faz agora parte, surge aqui na sua terceira geração. Utiliza uma suspensão do tipo MacPherson à frente e um eixo de torção atrás, com um acréscimo de 14 por cento na rigidez torcional face ao Astra anterior.

A Opel assume ter dado prioridade ao comportamento dinâmico do novo Astra, tornando-o "à prova de autobahn", associando constantemente o novo modelo às suas origens germânicas.

A Opel garante um comportamento dinâmico apurado no novo Astra
A Opel garante um comportamento dinâmico apurado no novo Astra

Objectivo 2028

Esta sexta geração do Astra foi, de facto, concebida e desenvolvida na sede da marca em Rüsselsheim, Alemanha, onde será também produzido.

O novo Opel Astra constitui o coração da nova gama Opel, numa fase em que a marca alemã assume o duplo objetivo de ter toda a sua gama eletrificada em 2024 e de comercializar exclusivamente elétricos puros na Europa a partir de 2028.