Depois do anúncio do enveredar pela Mobilidade Eléctrica, a Opel acaba de divulgar as primeiras imagens do próximo Astra - revolucionado na estética e no equipamento, mas, principalmente, agora já híbrido plug-in (PHEV) e com dois níveis de performance. A comercialização deverá iniciar-se já no próximo Outono.
Sustentado num percurso já com 30 anos, iniciado como sucessor do não menos emblemático Kadett, o Opel Astra prepara, agora, o lançamento da sua sexta geração. A qual será também a primeira a apresentar motorizações, ainda que não 100% elétricas, já eletrificadas.
Principal novidade num modelo que é, também, um dos mais importantes na oferta do construtor de Rüsselsheim, o próximo Astra estreia-se, assim, neste domínio, com a solução a passar - até por questões de diminuição de custos - pelas já conhecidas motorizações híbridas plug-in (PHEV) do grupo PSA.
Assim e propondo soluções, tanto a gasolina, como Diesel, o novo Opel Astra anuncia-se, desde já, com potências, no primeiro caso, que podem variar entre os 110 e os 130 cv, ao passo que, nos Diesel PHEV, a oferta pode chegar aos 225 cv.
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Independentemente o tipo de combustível escolhido, a garantia da oferta, de série, de transmissões manuais de seis velocidades, embora com as versões mais potentes a poderem acoplar, em alternativa, caixa automática de oito velocidades.
Opel Vizor traz mais tecnologia e espaço
Passando à estética, o anúncio, reafirmado através das fotos oficiais agora divulgadas, da adopção, pelo Astra, daquela que é a nova linguagem de design em vigor na marca alemã e que começa, desde logo, na frente Opel Vizor. Ou, dito de outra forma, a mesma frente estreada no novo Mokka.
Mantendo o posicionamento de familiar compacto de cinco portas, o próximo Opel Astra promete, contudo e graças também a um crescimento de 4 mm no comprimento (4,374 metros) e de 13 mm na distância entre eixos (2,675 metros), um maior espaço interior, além de mais capacidade de carga na bagageira - 422 litros é o valor anunciado à partida, contra os 370 litros da geração atualmente em comercialização.
A par destas melhorias, um reforço da tecnologia, desde logo, com a introdução da mais recente evolução da iluminação adaptativa Intelli-Lux LED Pixel, com 168 elementos LED, assim como e já no habitáculo, do painel de instrumentos Pure Panel. Solução 100% digital e com dois ecrãs de 10 polegadas integrados numa mesma superfície, a dispensar grande parte dos tradicionais botões físicos.
Preparado para o emparelhamento sem fios com smartphones, tanto através do Apple CarPlay, como do Android Auto, o novo Astra beneficia, ainda e segundo a Opel, de bancos ergonómicos com certificação AGR, contornos Sport ou Comfort, e posicionados 12 mm mais baixo que na geração anterior. Neste caso, a procurar juntar ao conforto, uma sensação de condução mais desportiva.
Melhor condução e segurança
Aliás e ainda neste domínio, o anúncio de um comportamento que a marca qualifica de "tão sereno quanto dinâmico", graças, também, à adopção da arquitectura da EMP2 da PSA. Mas na qual a Opel garante ter incorporado, desde o início, o seu ADN.
Assim e a par da opção por suspensões do tipo McPherson na frente e barra de torção atrás, a garantia de um aumento de 14% na rigidez face à torção, além de um reforço nos sistemas de segurança e ajuda à condução.
Entre estes, a presença de uma câmara multifunções colocada no pára-brisas, assim como de quatro câmaras na carroçaria (uma à frente, uma atrás e uma de cada lado), cinco sensores de radar (um à frente e um em cada canto) e sensores ultrassónicos dianteiros e traseiros. Tudo isto, integrado com conectividade e-horizon no Intelli-Drive 2.0, permitindo ao sistema adaptar a velocidade em curvas, fazer recomendações de velocidade e efetuar mudanças semiautomáticas de faixa.
Já a versão mais básica deste pacote, denominada Intelli-Drive 1.0, a presença do assistente de ângulo cego de longo alcance, o alerta de tráfego traseiro e o assistente ativo de posicionamento na faixa, capaz de manter o automóvel ao centro da faixa de rodagem.
Disponível estará, ainda e segundo avança a Opel, o programador de velocidade adaptativo, que aumenta ou diminui a velocidade de forma a seguir o veículo à frente - sem exceder a velocidade definida - e que pode, também, imobilizar o veículo. O qual, no caso de estar equipado com transmissão automática, também consegue retomar a marcha, de forma automática, graças à função "Stop & Go".
Finalmente, da oferta de sistemas de assistência fará, também, parte, um grande 'head-up display' Intelli-HuD e o Intelli-Vision, um sistema assente em câmara e radar para facilitar o estacionamento.
Em comercialização já no Outono
Segundo anuncia a Opel, o novo Astra deverá iniciar comercialização, começando pela abertura do período de encomendas, já no próximo Outono.
Quanto às primeiras unidades do modelo que tem produção agendada para Rüsselsheim, na Alemanha, deverão começar a chegar aos concessionários, para entrega aos respectivos proprietários, no início de 2022.