Opel revela novos Astra GSe e Astra Sports Tourer GSe

Os primeiros membros da submarca GSe da Opel pertecem à gama Astra e vão estar disponíveis nas carroçarias berlina de cinco portas

Os primeiros membros da submarca GSe da Opel pertecem à gama Astra e vão estar disponíveis nas carroçarias berlina de cinco portas e station-wagon (Sports Tourer).

Duas semanas depois do anúncio da criação da submarca GSe (Grand Sport Electric) para os seus modelos desportivos eletrificados, a Opel apresentou o primeiro membro da nova família, o Astra GSe, que estará disponível nas carroçarias berlina de cinco portas e station-wagon Sports Tourer.

A variante mais desportiva da sexta geração do Astra está equipada com uma linha motriz híbrida com bateria recarregável externamente e conta com um chassis dedicado, rebaixado em 10 milímetros.

https://youtu.be/-YV6C8TMGtI

No que se refere à imagem, o Astra GSe apresenta algumas alterações subtis, destacando-se as jantes de liga leve de 18" inspirados no protótipo Manta GSe, o pára-choques dianteiro específico, a secção dianteira e o logótipo GSe na porta traseira,

No interior, as ambições desportivas são realçadas pelos bancos dianteiros performance com acabamento em Alcantara; além de serem exclusivos das versões GSe, reforçam substancialmente a reputação de longa data da Opel em termos de ergonomia superior dos bancos - especialmente na classe dos modelos compactos do Astra - graças à certificação AGR.

Motorização híbrida plug-in

O Astra GSe vem equipa com a linha motriz híbrida plug-in que já é conhecida de outros produtos da Stellantis como o Peugeot 308, que desenvolve uma potência combinada de 225 cv e um binário de 360 Nm. O motor turbo 1.6 PureTech debita 180 cv, enquanto o motor elétrico contribui com mais 110 cv. A caixa automática de oito velocidades transmite a potência ao eixo dianteiro.

Em termos de consumos, a marca anuncia uma média de 1,2 l/100 km em ciclo WLTP e emissões de 26 g/km. No que se refere a prestações, a Opel não avança valores, mas garante que os novos Astra GSe e Astra Sports GSe se vão posicionar no topo das respetivas classes na aceleração (arranque parado) e velocidade máxima.

LEIA TAMBÉM
Opel. Versões desportivas eletrificadas recebem a designação GSe

A marca alemã sublinha que os novos modelos foram projetados para serem a nova referência no envolvimento do condutor. Em comparação com as outras variantes, as versões GSe são ainda mais ágeis e ainda mais eficazes; a direcção, a suspensão e os travões respondem imediata e previsivelmente a todas as ações do condutor.

Afinações específicas

A afinação desportiva da direção é específica das versões GSe, enquanto as molas e os amortecedores hidráulicos específicos, em ambos os eixos, foram especialmente configurados para conciliar a condução dinâmica e o melhor conforto. 

[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/09/Opel-Astra-GSe_001.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/09/Opel-Astra-GSe-galeria_001.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/09/Opel-Astra-GSe-galeria_002.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/09/Opel-Astra-GSe-galeria_003.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/09/Opel-Astra-GSe-galeria_004.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/09/Opel-Astra-GSe-galeria_005.jpg]

Os amortecedores contam com a tecnologia KONI FSD ("Frequency Selective Damping"), que permite diferentes caraterísticas de amortecimento em altas frequências (controlo da suspensão) versus baixas frequências (controlo da carroçaria). As configurações do ESP são também exclusivas dos modelos GSe, com o limite de ativação ajustado para corresponder ao comportamento dinâmico de condução.