Opel. Novos Astra e Grandland GSe já disponíveis em Portugal

A Opel Portugal acaba de abrir as encomendas para os seus mais recentes desportivos PHEV, Astra GSe e Grandland GSe. Saiba os preços.

A Opel Portugal acaba de anunciar a abertura do período de encomendas para as suas mais recentes propostas eletrificadas, Astra GSe e Grandland GSe. Preços a partir de 51.090€ e 60.932€, respectivamente.

Modelos que vêm posicionar-se no topo das respectivas gamas, os novos Astra e Grandland versão GSe destacam-se pelo seu posicionamento mais desportivo... e eletrificado, graças, desde logo, a uma estética marcante e que vem caracterizar esta nova submarca, no seio do construtor alemão de Rüsselsheim.

Desta imagem fazem parte pára-choques dianteiro e traseiros específicos, no caso do traseiro já com difusor, além de jantes em liga leve de 18 e 19 polegadas, consoante o modelo.

As versões GSe constituem uma nova submarca no seio do fabricante automóvel de Rüsselsheim
As versões GSe constituem uma nova submarca no seio do fabricante automóvel de Rüsselsheim

Já no habitáculo, bancos desportivos GSe, acrescidos de um painel de instrumentos digital de 10 polegadas (12" no Grandland GSe) e sistema de navegação e multimédia, com ecrã táctil a cores de 10", compatível tanto com Apple CarPlay, como com Android Auto. Sendo que, para os smartphones compatíveis, existe ainda um sistema de carregamento sem fios na consola central.

LEIA TAMBÉM
Opel Grandland reforça a oferta da submarca eletrificada GSe

A somar estas tecnologias, o pacote de sistemas de segurança e assistência à condução Intelli-Drive 1.0, com alerta de colisão frontal e travagem de emergência ativa, deteção de peões e de sonolência, aviso de saída da faixa de rodagem e assistente de sinais de trânsito, alertas de tráfego transversal e de ângulo morto lateral e ainda o assistente automático de velocidade com função de paragem.

Finalmente e a procurar ajudar nas manobras, o estacionamento pilotado, dianteiro e traseiro, bem como a câmara de 360 graus Intelli-Vision.

Os bancos GSe são um dos elementos de destaque nestas versões mais desportivas e topo de gama na oferta da Opel
Os bancos GSe são um dos elementos de destaque nestas versões mais desportivas e topo de gama na oferta da Opel

No domínio técnico e a sustentar as ambições mais desportivas das versões GSe, um chassis rebaixado, em ambos os modelos e face às versões standard, em 10 mm, suspensões mais firmes e com tecnologia KONI FSD (Frequency Selective Damping), além de uma direcção com calibração desportiva e sistema de travagem com maior feeling.

Com potências até 300 cv e autonomias elétricas até 63 km

A acompanhar estas alterações, um trem de força baseado, em ambos os modelos, num quatro cilindros 1,6 litros a gasolina, que, no caso do Astra GSe, anuncia, por si só, 180 cv de potência. Mas que, depois e fruto da inclusão do motor elétrico que faz parte desta motorização híbrida plug-in e que garante mais até 110 cv, acaba vendo a potência combinada disparar para os 225 cv, acrescida de um binário máximo de 360 Nm.

Resultado destes predicados, o anúncio de uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 7,5 segundos e de uma velocidade máxima de 235 km/h, a qual desce, no entanto, para os 135 km/h, quando em modo puramente elétrico.

O SUV Opel Grandland já estava disponível com uma motorização híbrida plug-in, que, nesta versão GSe, ganha não somente mais potência, como um outro charme!
O SUV Opel Grandland já estava disponível com uma motorização híbrida plug-in, que, nesta versão GSe, ganha não somente mais potência, como um outro charme!

Ao mesmo tempo e graças à presença de uma bateria de iões de lítio de 12,4 kWh, a promessa de uma autonomia exclusivamente elétrica fixada nos 64 km, sendo que, com a entrada em acção do motor de combustão, consumos combinados que a norma WLTP fixa nos 1,2-1,1 l/100 km (WLTP), com emissões de CO2 de não mais que 26-25 g/km.

Já o SUV Grandland GSe, que, ao contrário do Astra GSe, conta, não com um, mas com dois motores elétricos (um em cada eixo), anuncia uma potência combinada de 300 cv, com o mesmo 1.6 litros a contribuir com 200 cv, o motor elétrico dianteiro a ajudar com até 110 cv e, o traseiro, a contribuir com mais até 113 cv.

Fruto desta conjugação de esforços, nasce não só uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em 6,1s e uma velocidade máxima de 235 km/h (135 km/h em modo 100% elétrico), como também consumos WLTP em ciclo combinado de 1,2 l/100 km, com emissões de CO2 de 28-27 g/km.

A versão GSe também vai estar disponível na carrinha Astra
A versão GSe também vai estar disponível na carrinha Astra

Apesar do maior esforço feito pelos dois motores elétricos, na tentativa de manterem uma tracção elétrica permanente, a presença de uma bateria de iões de lítio um pouco mais de capacidade, 14,6 kWh, a garantir uma autonomia exclusivamente elétrica idêntica à do Astra GSe, ou seja, até 63 quilómetros.

Preços começam nos 51.090 euros

Ambos já disponíveis para encomenda no mercado nacional, o Opel Astra GSe apresenta um preço de entrada de 51.090 euros, ao passo que o Grandland GSe é proposto por um valor de arranque de 60.932 euros.